Coimbra  8 de Maio de 2026 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Irmãos que se dedicavam a extorsão com cunho sexual detidos pela PJ

8 de Maio 2026 Jornal Campeão: Irmãos que se dedicavam a extorsão com cunho sexual detidos pela PJ

 

A PJ, através da Directoria do Centro, acaba de deter, em Lisboa, duas pessoas, fortemente indiciadas por crimes de falsidade informática, extorsão agravada (sextortion) e branqueamento.

Com a presumível prática dos crimes, os autores terão obtido um lucro ilícito de, pelo menos, 100 000 euros.

Os suspeitos (irmãos), um homem, 39 anos de idade, e uma mulher, de 30, foram detidos fora de flagrante delito, em cumprimento de mandados de detenção emitidos pelo Ministério Público através do DIAP de Viseu.

Segundo a PJ, a investigação, iniciada há meio ano, permitiu apurar que os arguidos, mediante a utilização de identidades falsas nas redes sociais, estabeleciam contacto com as vítimas, convencendo-as a partilhar imagens de cariz íntimo.

Aparentemente, o objetivo consistia em chantageá-las e ameaçá-las com a divulgação, caso não lhes entregassem quantias monetárias consideravelmente elevadas.

A Polícia Judiciária alega que “este esquema provocou um efeito psicológico devastador sobre as vítimas, colocando uma delas em situação financeira de grande precariedade”.

No âmbito das diligências desenvolvidas, foram apreendidos diversos equipamentos informáticos, cartões bancários, 5 500 euros em numerário e outros elementos de prova.

A Directoria do Centro da PJ continua a desenvolver diligências de investigação no sentido de apurar a extensão da actividade criminosa dos arguidos, designadamente o número de vítimas atingidas e o montante global dos prejuízos por elas sofridos.