Coimbra  12 de Março de 2026 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Concerto “A Carlos Paredes” celebra guitarrista e novo Palácio da Justiça de Coimbra  

24 de Junho 2025 Jornal Campeão: Concerto “A Carlos Paredes” celebra guitarrista e novo Palácio da Justiça de Coimbra   

Desde os tempos primordiais as sociedades vêm percebendo a íntima relação entre Justiça e Música. Longe de opostas, elas partilham os mesmos alicerces de proporção e harmonia. Na República, Platão ensina que a educação musical “afina” a psique humana, fornecendo ritmo ao âmago do indivíduo, moldando seu caráter antes mesmo do amadurecimento da razão.

Se razão, ânimo e desejo soam bem quando obedecem ao mesmo compasso, a desigualdade de volume nessa tripartição, seja da alma, seja da cidade, faz surgir o que os gregos denominaram stásis – uma dissonância civil tanto no âmbito coletivo quanto no individual.

Em Coimbra, terra de cultura, não se perdeu a importância dessa amálgama. É por esse motivo que no próximo sábado, dia 28 de junho, às 21h, o Palácio da Justiça na Rua da Sofia receberá o concerto “A Carlos Paredes”, evento promovido pela Comarca de Coimbra e organizada pela Orquestra Clássica do Centro (OCC).

Para Carlos Correia de Oliveira, juiz-presidente do Tribunal Judicial da Comarca de Coimbra, essa união que se verifica há alguns anos simboliza a separação entre a civilização e a barbárie, sempre ao serviço do cidadão: “Tanto a Justiça quanto a Música proporcionam essa diferenciação entre a sociedade organizada e o primitivismo, entre a cultura e a brutalidade. A parceria com a OCC, iniciada em 2019, reforça o compromisso do Tribunal de estar presente não apenas em situações desagradáveis para os conimbricenses, mas também em momentos agradáveis, como será este”, afirma.

 

Novo Palácio da Justiça

Este concerto assinalará também o advento do novo Palácio da Justiça, obra conjunta do Ministério da Justiça por intermédio do Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça (IGFEJ) e da Câmara Municipal de Coimbra, que visa à construção de uma estrutura mais moderna para acolher melhor os cidadãos. A elaboração e revisão do projeto devem iniciar-se em poucas semanas.

“É uma grande emoção fazermos parte desse momento, que será uma ode ao novo Palácio da Justiça. Temos sempre a satisfação de assinalar datas importantes, como o centenário do Tribunal da Relação de Coimbra, os 90 anos do Palácio da Justiça de Coimbra e os 10 anos do reconhecimento da Universidade de Coimbra, juntamente com as áreas da Alta e Sofia, como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO”, destaca Emília Martins, presidente da direção da OCC. “Também queremos criar uma ligação entre o passado e o futuro neste evento, celebrando os 100 anos de nascimento de Carlos Paredes, guitarrista de Coimbra e morador da Rua da Sofia”, completa.

“A música tem o poder de aproximar as pessoas e transformar espaços. Com este concerto, queremos que os cidadãos conimbricenses usufruam de um momento único e sintam a Casa da Justiça como parte da sua comunidade”, finaliza Ana Simões, magistrada do Ministério Público coordenador.

 

Quem foi Carlos Paredes?

Paredes (1925 – 2004) foi um virtuoso da guitarra portuguesa, celebrado como “o homem dos mil dedos” e considerado um dos maiores embaixadores da cultura musical de Portugal.

 

Programa

Orquestra Clássica do Centro (concerto comentado por Manuel Portugal)

  • Guitarras Portuguesas: Luísa Amaro, Mafalda Lemos e Ricardo Silva
  • Tenor: João Farinha
  • Coros: Coimbra Vocal, Choral Poliphonico, Coro de Pais e Encarregados de Educação da Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra, Coro do Conservatório Regional de Coimbra
  • Direção musical: Maestro Diogo Costa

Quando: sábado, dia 28 de junho de 2025, às 21h

Onde: Palácio da Justiça de Coimbra

Entrada: gratuita, por ordem de chegada

 

Por Marcelo Domingues Tomaz