O Aeródromo Municipal Bissaya Barreto (AMBB) foi palco de um exercício no âmbito de controlo de acidentes com aeronaves da Companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra, realizado no quadro do Plano de Emergência.
O exercício de simulação contou com a participação de meios do aeródromo, dos Bombeiros Sapadores e dos Bombeiros Voluntários de Coimbra e de Brasfemes, com o total de quatro viaturas e 12 operacionais.
A formação e a realização de exercícios no âmbito de controlo de acidentes com aeronaves na Companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra enquadra-se no cumprimento dos procedimentos definidos no Plano de Emergência do AMBB.
O exercício teve como objectivos principais testar o desempenho do Serviço de Brigadas de Aeródromo (SBA) da Companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra e o Plano de Emergência do AMBB, bem como exercitar o planeamento e a condução de um exercicio de âmbito municipal e a recolha, processamento e difusão oportuna de informação precisa e relevante, que apoiem o planeamento das acções.
O exercício serviu, ainda, para avaliar a capacidade de intervenção operacional dos meios de socorro do AMBB, bem como exercitar a activação de meios e acções decorrentes destes incidentes, com os diversos agentes de Protecção Civil e testar o plano de comunicações inerno do aeródromo.
O exercício teve como cenário um acidente com um helicóptero, do qual resultaram dois feridos, tendo participado como observador um representante do Comando Sub-Regional de Emergência e Protecção Civil da Região de Coimbra.
Aos Bombeiros Sapadores coube a responsabilidade de definir as orientações específicas para o desenvolvimento do exercício, assegurando, a nível operacional, as operações de comando e controlo, a coordenação das acções de socorro, a mobilização de meios adicionais de apoio e reforço, promovendo a sua articulação e garantindo a adopção das medidas mais adequadas à situação. Por sua vez, os Bombeiros oluntários de Coimbra e de Brasfemes apoiaram a equipa de SBA no socorro às vítimas e promoveram o seu transporte à unidade hospitalar.