Coimbra  13 de Junho de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Reclusos participam no “Skills Portugal Digital 2021”

14 de Julho 2021 Jornal Campeão: Reclusos participam no “Skills Portugal Digital 2021”

Dois formandos do Centro Protocolar de Formação Profissional para o Sector da Justiça (CPJ) participaram, pela primeira vez, no “Skills Portugal Digital 2021”.

No período decorrido entre os dias 21 de Junho a 9 de Julho ocorreu o campeonato nacional das profissões (Skills Portugal Digital 2021) promovido pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), IP na qualidade de representante da World Skills.

Neste campeonato estiveram 18 profissões a concurso, sendo a profissão de gestão de redes informáticas representada pelos formandos do CPJ do Estabelecimento Prisional de Coimbra e Estabelecimento Prisional de Leiria -Jovens.

Os dois formandos participaram no campeonato ao nível dos outros concorrentes que não estão em regime de reclusão.

A participação no campeonato decorreu em duas fases: uma 1.ª fase de pré- selecção tendo os formandos obtido uma boa classificação; a 2.ª fase do campeonato nacional decorreu nos dias 22 a 25 de Junho e foi dividida em quatro provas, tendo cada prova avaliado os módulos de Planeamento e Projecto de Rede, Configuração de Servidores e Serviços de Rede Linux, Configuração de Servidores e Serviços de Rede em Windows e Redes CISCO. Os formandos conseguiram ficar a meio da tabela da classificação final, mesmo com todos os condicionalismos.

Importa destacar a qualidade da formação na área das redes informáticas nos Estabelecimentos Prisionais que permitiram mitigar as dificuldades inerentes à situação de institucionalização dos concorrentes, bem como a colaboração da Direcção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP).

A sessão de encerramento do campeonato teve lugar no passado dia 9 de Julho, ao final da tarde.