As bandeiras Azul, Acessível e Qualidade de Ouro foram, ontem (8), hasteadas nas quatro praias do concelho de Pampilhosa da Serra.
“Este momento, que se vai repetindo todos os anos, é um motivo de orgulho”, disse o vice-presidente da Câmara Municipal, Jorge Custódio. Este é um esforço que é feito durante o ano todo”, sendo que o hastear das bandeiras é “apenas o culminar de todo o trabalho”, frisou.
Nesta época balnear, que em Pampilhosa da Serra começou a 1 de Julho, Pessegueiro e Janeiro de Baixo fazem o pleno e vêem erguidas as três bandeiras – Azul, Qualidade de Ouro e Acessível). Já a praia de Santa Luzia recebeu o galardão Qualidade de Ouro, atribuído pela Quercus, e a Bandeira Azul, atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa, enquanto a Praia Fluvial de Pampilhosa da Serra conta apenas com a distinção “Praia Acessível”.
Para ser atribuída a classificação “Praia Acessível”, os espaços devem ter um conjunto de condições que permitam o seu uso universal, sem colocar em causa a idade ou dificuldades de mobilidade. Jorge Custódio salientou que a Câmara Municipal tem-se preocupado em “diminuir essas barreiras físicas e criar condições de acessibilidade por parte de todos os utilizadores”.
A Bandeira Azul, que premeia o cumprimento de um conjunto de critérios de natureza ambiental, de segurança, conforto dos utilizadores e sensibilização ambiental, é, segundo o autarca, “uma garantia para os utilizadores de que encontram um produto diferenciador”.
Por todas estas características, o vice-presidente da Câmara Municipal assegura que “quem utiliza (as praias do concelho) pode vir em segurança porque com toda a certeza vão encontrar praias de excelência, praias únicas”.