Coimbra  28 de Janeiro de 2023 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Ordem dos Médicos do Centro presta homenagem a Carolina Beatriz Ângelo

4 de Março 2022 Jornal Campeão: Ordem dos Médicos do Centro presta homenagem a Carolina Beatriz Ângelo

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) vai assinalar o Dia Internacional da Mulher com um programa de homenagem a Carolina Beatriz Ângelo, natural da Guarda, a primeira mulher que teve direito de voto no país e a primeira cirurgiã portuguesa.

A sessão contempla a inauguração da exposição temática que pretende reafirmar o contributo de Carolina Beatriz Ângelo na história da Medicina em Portugal, seguindo-se uma conferência/debate sobre o atual papel das mulheres na Medicina.

O evento terá lugar na próxima terça-feira, dia 8 de Março, pelas 17h00, na sede da sub-região da Guarda da Ordem dos Médicos situada na Rua D. Sancho I / Largo do Paço do Biu, com a inauguração da exposição temática “Carolina Beatriz Ângelo / 1878 – 1911 – Uma Mulher na Medicina dos Homens”.

Na abertura desta sessão e inauguração da exposição marcam presença o presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, o presidente do Conselho Sub-regional da Guarda da Ordem dos Médicos, José Manuel Rodrigues, a directora Clínica da ULS da Guarda, Maria de Fátima Cabral, e a directora do Núcleo de História da Medicina da Ordem dos Médicos, Maria do Sameiro Barroso.

Em seguida, pelas 17h30, terá lugar a conferência/ debate com o tema “Ser Médica Hoje”, também na sede da sub-região da Guarda da Ordem dos Médicos.