Coimbra  28 de Julho de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Ordem dos Médicos do Centro e Associação de Telemedicina assinam protocolo

13 de Junho 2021 Jornal Campeão: Ordem dos Médicos do Centro e Associação de Telemedicina assinam protocolo

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos e a Associação Portuguesa de Telemedicina assinam, amanhã, dia 14 de Junho, um protocolo de cooperação no âmbito da Saúde Digital, transformação Digital na Saúde, Telessaúde e Telemedicina, para actividades a desenvolver na região Centro.

Carlos Cortes, presidente do Conselho Regional do Centro da Ordem dos Médicos, e Eduardo Castela, presidente da Direcção da Associação Portuguesa de Telemedicina, irão assinar este protocolo, pelas 12h00, na sede da Ordem dos Médicos do Centro (Avenida D. Afonso Henriques, 39, Coimbra).

A pandemia covid-19 trouxe para a ribalta o uso de tecnologias de informação e comunicação no sector da saúde mas estas ferramentas são usadas há décadas pela telemedicina, agora dinamizadas e potenciadas face à pressão que o contexto da pandemia provocou nos sistemas de saúde. A telemedicina é uma forte aliada dos profissionais de saúde mas, sobretudo, dos doentes. A Associação Portuguesa de Telemedicina e a Ordem dos Médicos do Centro dão, assim, mais um passo na partilha de conhecimentos especializados bem como das técnicas e dos instrumentos telemáticos.

Este protocolo visa promover e estabelecer as formas de parceria e acções de cooperação entre as duas entidades tendo como objectivo a partilha do conhecimento e das boas práticas no âmbito da telemedicina, através da realização de conferências no domínio da saúde, consultoria técnico-científica, projectos de sensibilização no âmbito da literacia digital em saúde.

Pretende-se ainda com este instrumento organizar actividades conjuntas e, entre outras iniciativas, levar a cabo a organização de eventos de formato híbrido (presencial e streaming) ou somente streaming.