Coimbra  22 de Setembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Figueira da Foz: estátua do Pescador será recolocada até 15 de Julho

3 de Fevereiro 2020 Jornal Campeão: Figueira da Foz: estátua do Pescador será recolocada até 15 de Julho

A reposição da estátua do Pescador em Buarcos, na Figueira da Foz, e edificação de um novo conjunto arquitectónico adjacente terá um custo, ao Município, cerca de 100 mil euros.

O monumento, inaugurado na década de 1990 e edificado numa rotunda da avenida do Brasil, junto à praia, era constituído por uma estátua em bronze colocada em cima de um conjunto em betão simbolizando as ondes e figurava um pescador a puxar as redes no mar de Buarcos, representado por um tanque com água em fundo de azulejo.

Com as recentes obras da frente marítima realizadas no local, era suposto a estátua ser relocalizada na nova rotunda construída sensivelmente no mesmo lugar da anterior, mas redesenhada.

No entanto, o pescador mantém-se no local de origem, o que tem gerado alguma polémica e que estará agora em vias de ser resolvida, de acordo com Carlos Monteiro, presidente da Câmara Municipal, indicando que a situação será resolvida até 15 de Julho.

“Estamos a falar de dinheiros públicos”, argumentou o autarca, revelando o valor de 100 mil euros, quando o custo apontava para mais de 200 mil, “que não é só para a estátua”, incluindo, também, uma infraestrutura “para por a parte da água a funcionar”, garantindo que o objectivo é que “fique melhor do que o que lá estava”.