A realização dos Campeonatos Nacionais de Estrada de atletismo e da Corrida dos Reis, na Figueira da Foz, abre uma nova estratégia de turismo ativo pela Turismo Centro de Portugal (TCP), disse hoje o presidente desta entidade.
Intervindo na sessão de apresentação do Campeonato Nacional de Estrada, agendado para dia 17 na Figueira da Foz, sob a égide da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), Rui Ventura disse que a presença da entidade regional “tem a ver com a estratégia muito clara de turismo activo e turismo desportivo” da TCP.
“E o protocolo hoje assinado [com a FPA] será o primeiro passo dessa nossa estratégia”, vincou o presidente da Turismo Centro de Portugal. À agência Lusa, Rui Ventura explicou que a TCP irá apoiar financeiramente, este ano, as duas provas de atletismo com 7.500 euros.
Este apoio junta-se ao formalizado, também através de protocolo, entre a Federação Portuguesa de Atletismo e o Município da Figueira da Foz, no valor de 22.000 euros, um aumento de dois mil euros face a 2025.
Na sessão, o vereador com o pelouro do Desporto, Manuel Domingues, frisou que a iniciativa, que juntará cerca de 3.000 atletas, federados e não federados, “não é só competitiva, é também de família”.
O autarca notou que as duas provas – com um percurso idêntico de 10 quilómetros (km) pelas marginais atlântica e ribeirinha da cidade – resultam num “impacto positivo, em época baixa” no município da Figueira da Foz, e foram “um sucesso” em 2025.
Também Domingos Castro, presidente da FPA, evidenciou o caráter familiar de provas do género da Corrida de Reis: “Num ano participa o marido e, no ano seguinte, vêm também a mulher e os filhos”, explanou o dirigente desportivo.
A Federação Portuguesa de Atletismo revelou que estão inscritos na Corrida dos Reis participantes de 18 nacionalidades, que esgotaram as 1.000 inscrições disponíveis, pelo que serão disponibilizados, a partir de sábado, mais 300 lugares. Estas inscrições estarão disponíveis até à próxima quarta-feira, dia 14, caso não voltem a esgotar.
Paralelamente aos Campeonatos Nacionais de Estrada masculino e feminino e à Corrida dos Reis – aberta a atletas não federados (os homens pagam 15 euros e as mulheres 12,5 euros) ou federados, com participação gratuita, que não queiram entrar na prova principal – decorre uma caminhada com 6,5 km, que utiliza parte do percurso daquelas.
“A caminhada permite que as pessoas desfrutem livremente da zona, com trânsito interrompido”, enfatizou Manuel Domingues.