Coimbra  10 de Janeiro de 2026 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Recorde de partos em Coimbra reforça necessidade de nova Maternidade

7 de Janeiro 2026 Jornal Campeão: Recorde de partos em Coimbra reforça necessidade de nova Maternidade

A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra fechou 2025 com 5.166 partos realizados em ambas as maternidades (Bissaya Barreto e Daniel de Matos), sendo a entidade nacional com o maior número de partos. Este é o quarto ano consecutivo que a ULS de Coimbra aumenta o número de partos realizados.

“Estes números vêm reforçar a urgência da Nova Maternidade de Coimbra – um novo espaço destinado a substituir as actuais maternidades e um projecto estruturante, que marcará o futuro da saúde materno-fetal na Região Centro e em Portugal”, destaca Alexandre Lourenço, presidente do Conselho de Administração da ULS de Coimbra, acrescentando: “estes números demonstram não apenas a dimensão, mas também a responsabilidade acrescida da nossa instituição na prestação de cuidados de saúde materna e neonatal de excelência”.

Número de partos realizados nos últimos anos: 2021 – 4.238 partos; 2022 – 4.582 partos; 2023 – 4,851 partos; 2024 – 5.064 partos; 2025 – 5.166 partos.

O projecto da Nova Maternidade de Coimbra responde à evolução das necessidades em saúde materna, face ao aumento da idade média das grávidas e parturientes e ao consequente acréscimo de comorbilidades associadas. A integração das valências materno-fetais num edifício moderno, articulado com as restantes áreas médico- cirúrgicas dos Hospitais da Universidade de Coimbra, assegurará maior qualidade, segurança e proximidade de cuidados. Localizada em frente ao edifício da Cirurgia Cardiotorácica, a nova maternidade permitirá desde respostas rápidas e integradas às situações de maior complexidade clínica.

Projecto da Maternidade

O projecto da Nova Maternidade de Coimbra representa um investimento de 57 milhões de euros (acrescidos de IVA), reforçando a posição da ULS Coimbra como referência nacional em saúde materno-fetal e ginecológica e assumindo um compromisso inequívoco com a segurança, o conforto e a dignidade das grávidas, parturientes, recém- nascidos e famílias.

Com uma área bruta total de 18.649,15 m², dos quais 15.482,25 m² serão destinados a área assistencial, o edifício comportará:

Urgência obstétrica e ginecológica: 1.291,50 m²

Bloco de partos: 1.020,25 m²

Cuidados intensivos de recém-nascido/Neonatologia: 1.587,25 m²

Bloco cirúrgico: 1.242,50 m²

Internamento: 6.928,25 m² e 138 camas (duas unidades para puérperas, uma para patologia obstétrica, duas para ginecologia, uma unidade de neonatologia e quartos para pais)

Ambulatório (consultas externas, exames especiais e Serviço de Reprodução Humana/Procriação Medicamente Assistida): 3.412,50 m²

A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra integra oito unidades hospitalares e 26 Centros de Saúde. Com mais de 10 mil trabalhadores, a ULS de Coimbra é o maior empregador nacional no sector da saúde.