O mês de Abril reserva uma série de eventos culturais no Museu Municipal de Coimbra (MMC) e no Centro de Arte Contemporânea de Coimbra (CACC), abrangendo desde actividades educativas até exposições.
A programação abrange diversas actividades voltadas para o público escolar, além de inaugurações de duas exposições no âmbito da Anozero – Bienal de Arte Contemporânea de Coimbra. Destacam-se ainda acções do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios e um concerto comemorativo do 25 de Abril.
No Museu Municipal, entre 9 e 19 de Abril, realiza-se a oficina do livro “Um mistério no Museu” e uma visita encenada à “Torre de Almedina – Núcleo da Cidade Muralhada”. Ambas as actividades são direccionadas para alunos do pré-escolar, 1.º e 2.º ciclos, requerendo inscrição prévia.
Além disso, no dia 6 de Abril, serão inauguradas duas exposições temporárias: “O Fantasma da Liberdade – Teresa Lanceta” na Sala da Cidade e “Nada me seduz tanto como poder parar” do Coletivo Pescada N.º 5, no Edifício Chiado.
No dia 18 de Abril, o Museu Municipal associa-se à celebração deste dia com entradas gratuitas em todos os núcleos e a realização da oficina “Os monumentos também envelhecem”. Destaque também para um percurso pela desaparecida muralha de Coimbra.
No dia 19 de Abril, acontecerá uma sessão do Ciclo de Conversas “Entrelaçando a História e a Ficção” com o escritor Richard Zimler, no Edifício da Inquisição. E no dia 20 de Abril, haverá um concerto comemorativo do 25 de Abril no Salão Nobre da Câmara Municipal.
O CACC apresenta a exposição temporária “Do lado mais visível das imagens”, até 23 de Junho. No dia 27 de Abril, ocorrerá uma visita acompanhada à exposição pelos curadores José Maçãs de Carvalho e Daniel Madeira, seguida pela oficina Artsketchers, destinada a maiores de 18 anos.