No próximo dia 6 de Abril, pelas 15h00, o Município da Figueira da Foz recebe o escritor e docente universitário João de Mancelos para uma oficina de escrita criativa. O evento, gratuito e aberto ao público em geral, terá a duração de 1 hora e 30 minutos.
Nesta oficina os participantes terão a oportunidade de aprender a redigir narrativas, seja contos, novelas ou romances, seguindo uma estrutura passo a passo que inclui planeamento, escrita, revisão e publicação. Além disso, serão propostos diversos exercícios orais para estimular a criatividade e a expressão escrita.
A participação nesta iniciativa está sujeita a inscrição prévia, que pode ser realizada através do email biblioteca.municipal@cm-figfoz.pt. No entanto, é importante sublinhar que a lotação do espaço é limitada, pelo que os interessados devem assegurar o seu lugar o mais breve possível.
João de Mancelos, nascido em Coimbra em 1968, é uma figura destacada no panorama literário nacional. Com 29 obras publicadas nas áreas do ensaio, poesia e ficção, o seu contributo para a cultura portuguesa é vasto e reconhecido. O escritor foi distinguido em vários concursos literários, sendo de destacar a adaptação cinematográfica do seu conto “O que sentes quando a chuva cai?” em 2020, que lhe valeu o segundo lugar no prémio Fundação Nacional das Artes, no Brasil. Recentemente, o seu livro de poemas “O teu nome incendiado de azul” foi traduzido e publicado em Espanha (2024).
Para além da sua carreira literária, João de Mancelos é também um dedicado docente universitário, leccionando na Universidade da Beira Interior há mais de 30 anos.