A Divisão da Juventude da Câmara de Coimbra vai realizar seis sessões de esclarecimentos sobre os apoios ao associativismo juvenil, na sequência da abertura das candidaturas ao Apoio Financeiro Municipal à Actividade Permanente e à Actividade Pontual para 2024.
As sessões vão acontecer nos dias 9 e 11 de Janeiro, às 15h00 e às 18h00, e no dia 10, às 11h00 e às 15h00, no Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia. A sessão das 15h00 de dia 11 de janeiro vai contar com a presença do vereador da Juventude, Carlos Matias Lopes.
Recorde-se que as candidaturas ao Apoio Financeiro Municipal à Actividade Permanente para 2024, no âmbito do Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo Juvenil, arrancaram no passado dia 30 de Novembro e prolongam-se até às 17h00 de 31 de Janeiro de 2024.
Já as candidaturas ao Apoio Financeiro Municipal à Actividade Pontual para 2024 têm dois períodos de candidatura: o primeiro está a decorrer desde o passado dia 18 de Dezembro e termina às 17h00 do dia 2 de Fevereiro e o segundo vai decorrer das 9h00 de dia 2 de Maio até às 17h00 de dia 28 de Junho de 2024.
A documentação necessária (editais e formulários) está disponível em cm-coimbra.pt/areas/viver/juventude/apoio-ao-associativismo-juvenil. O primeiro período das candidaturas à Actividade Pontual para 2024 diz respeito a acções que decorram de Janeiro a Junho de 2024, enquanto o segundo período é para acções que decorram de Julho a Dezembro de 2024.
São destinatários destes apoios os organismos juvenis, nomeadamente associações, cooperativas e federações de entidades da mesma natureza jurídica, que se encontrem legalmente constituídos, com finalidade não lucrativa, estando inscritos no Registo Nacional do Associativismo Jovem e sendo membros do Conselho Municipal da Juventude de Coimbra.
“O associativismo, nas suas múltiplas vertentes, constitui um dos pilares estruturantes das sociedades actuais, não só pela relevância evidenciada ao nível do fomento das dinâmicas sociais, mas também pelo papel determinante que desempenha no desenvolvimento das comunidades. Por isso, o trabalho concretizado pelo movimento associativo merece o reconhecimento e o empenhamento activo do Município de Coimbra” – refere a autarquia.