O relógio marca as 20h20 de uma quarta-feira. A noite começa a entrar, mas o ar quente que ainda se faz sentir atrai quem não quer ficar em casa. É hora de ponto de encontro no Largo da Portagem, em Coimbra, para uma sessão desportiva.
Night Runners, iniciativa organizada no âmbito da Licenciatura de Desporto e Lazer da Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC), está de volta à cidade depois de ter feito uma pausa, desde 2020, devido à situação pandémica provocada pela Covid-19.
Esta é uma prova/passeio que convida as pessoas a saírem à rua numa perspectiva de desporto para todos, promovendo a actividade física e desportiva junto da população, estimulando a sociabilização e dando a conhecer recantos da cidade.
Vestidos a rigor, com a garrafa de água na mão, pequenos e graúdos juntam-se para uma hora de convívio e exercício.
A iniciativa inicia-se com um breve aquecimento onde a animação e confraternização não faltam desde o primeiro minuto. Sozinho, a pares ou em grupo todos são bem-vindos, crianças incluídas.
Dependendo do seu grau de capacidade, há três trajectos disponíveis. A caminhada, a corrida intermédia e a corrida avançada. Cada um decide o seu caminho e faz consoante o seu ritmo, sempre com um guia a acompanhar o grupo.
Sandra Lemos e Sónia Ferreira são duas amigas que decidiram participar na iniciativa. Sónia Ferreira já frequentava este projecto antes do interregno por influência dos filhos que são desportistas e acabou por arrastar a amiga. Ambas fazem todos os dias uma caminhada de cinco quilómetros (KM) juntas, mas agora que voltou a Night Runners essa actividade vai ser sempre feita de forma diferente, rodeada com dezenas de pessoas. Começaram na caminhada, mas não excluem a possibilidade de irem à corrida intermédia. “Contamos lá ir”, revelaram ao “Campeão” durante o trajecto de menor esforço.
Também Josélia teve conhecimento da iniciativa, calçou as sapatilhas e foi mesmo sozinha. Em Portugal desde Maio afirma que o desporto faz parte da sua vida, tendo-se formado nesta área no seu país de origem, o Brasil. Adepta da actividade física, uma vizinha mostrou-lhe a prova e decidiu então experimentar. “Eu vejo que as pessoas estão sedentas e estão a querer muito essa motivação, acho a acção maravilhosa e a cidade de Coimbra é óptima para fazer isso”, disse.
A iniciativa no seu regresso contou com a participação de cerca de 250 pessoas, sendo que foram distribuídas pelos vários trajectos. Ricardo Gomes, professor da ESEC nos cursos de desporto e lazer, revelou que a adesão dos conimbricenses “superou as expectativas”. “Passados três anos conseguimos ver uma vitalidade das pessoas de Coimbra que estão por aqui e que aderiram em massa ao evento, tivemos à volta de 250 pessoas o que é muito bom. Logo que colocámos nas redes sociais o feedback foi muito bom e as pessoas entraram na corrida de forma espontânea”, frisou.
O percurso das provas vai variando todas as quartas-feiras e a organização anuncia nas suas redes sociais. Funciona de forma gratuita e sem inscrição, basta aparecer cada quarta-feira às 20h20 no Largo da Portagem. Ricardo Gomes apela a que as pessoas “voltem e tragam mais um”.