Coimbra  30 de Abril de 2026 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Góis acolheu “A Voz dos Avós da Nascente Até À Foz”

30 de Agosto 2023 Jornal Campeão: Góis acolheu “A Voz dos Avós da Nascente Até À Foz”

O Largo Francisco Inácio Dias Nogueira, em Góis, acolheu no passado dia 26 de Agosto, o concerto “A Voz dos Avós da Nascente Até À Foz”, onde estiveram presentes mais de cem pessoas a assistir a este espectáculo.

Nas galerias da Casa do Artista foi inaugurada a exposição de pintura efectuada pelos utentes da Associação Nacional de Apoio ao Idoso, uma exposição de fotografia com obras da fotógrafa Cláudia Santos e um filme com autoria do videasta Pedro Homem.

Este evento surge de uma parceria entre o Município de Góis e a Encerrado para Obras, (companhia profissional de teatro e música), e abrange mais seis municípios (Arganil, Coimbra, Góis, Lousã, Miranda do Corvo, Pampilhosa da Serra e Vila Nova de Poiares) atravessados pelo rio Ceira.

Este é um projecto de arte e envelhecimento activo apoiado pela Direcção-Geral das Artes e Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, que teve por base uma vasta recolha de histórias, realizada junto da população sénior dos sete concelhos banhados pelo rio Ceira, dando azo à criação de uma obra fonográfica com doze canções originais dos cantores David Cruz e João Francisco e da poetisa Maria Laranjeira.

No concelho de Góis participaram, neste projecto, os idosos do Centro Social Rocha Barros, da Santa Casa da Misericórdia de Góis e da Unidade Sagrada Família – Cáritas Diocesana de Coimbra e ainda, as Munícipes que integram o atelier Ecos do Passado: Ciclos de Contos e Pontos “Quem conta um conto acrescenta-lhe um ponto”.