O projecto “ArtComvida – Mostra de Cinema Amador”, promovido pelo Município de Anadia, através do Serviço de Acção Social, foi incluído no Portefólio de Práticas Inspiradoras do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade de Lisboa.
A inclusão destas práticas inspiradoras no Portefólio nacional tem como objectivo georreferenciá-las e aprofundá-las para que possam servir de inspiração ao desenvolvimento futuro da Rede Social.
De referir que o ISCSP da Universidade de Lisboa, no âmbito do processo de contratação pelo Instituto da Segurança Social, encontra-se a realizar a Avaliação do Programa Rede Social a nível nacional.
O “ArtcomVida” é um projecto de curtas-metragens realizadas e protagonizadas pelos seniores das Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho de Anadia. A actividade tem vindo a contribuir para uma visão mais positiva de grupos sociais vulneráveis do concelho, nomeadamente, os idosos e as pessoas com dificuldades de desenvolvimento e intelectuais, na medida em que tem valorizado aspectos como o potencial de aprendizagem, a sabedoria, a satisfação com a vida, e a felicidade do público-alvo.
Os objectivos desta prática passam por incentivar a produção de curtas-metragens enquanto meio de expressão, socialização e comunicação que promove o bem-estar social. Evidenciar os benefícios da arte para a qualidade de vida, despertar novos talentos e papéis sociais, promover a inclusão social através das tecnologias audiovisuais e a valorização social através do reconhecimento, pela comunidade, do trabalho apresentado, potenciar trocas de experiências e conhecimentos entre participantes e as diversas Instituições, assim como promover momentos de diversão e convívio são outros dos objectivos presentes neste projecto.