O Município de Anadia vai entregar o Certificado “Aldeias de Portugal” à aldeia do lugar de Torres, freguesia de Vilarinho do Bairro, numa cerimónia protocolar que terá lugar, no próximo dia 9 de Outubro, pelas 17h00, no decorrer da Festa do Bunho e do Junco. O Certificado será entregue pelo Município à Junta de Freguesia de Vilarinho do Bairro, legítima representante da aldeia de Torres.
A rede “Aldeias de Portugal” pretende ser uma montra das boas práticas no desenvolvimento rural, promovendo a preservação do património, a inclusão social, a melhor utilização dos recursos locais, a exploração de novos usos para recursos e técnicas locais, o trabalho em cooperação interna nas aldeias, dentro da rede e também de cooperação internacional para o desenvolvimento rural. A rede promove a busca de uma identidade rural que complementa o urbano, assumindo-se como factor de diferenciação e captação de fluxos e residentes.
A atribuição do Certificado “Aldeias de Portugal” à aldeia de Torres resulta de uma candidatura apresentada pelo Município de Anadia e pela Freguesia de Vilarinho do Bairro, aprovada no âmbito da Acção 10.3 “Actividades de Cooperação dos GAL”, da Medida nº10 – Leader, do PDR 2020.
De referir ainda que o Município de Anadia deliberou, na sua última reunião de Executivo, no passado dia 22 de Setembro, atribuir uma verba de 4.000,00 euros à Associação Recuperar a Aldeia de Torres, para apoiar a realização da Festa do Bunho e do Junco, no âmbito do Programa de Apoio Municipal ao Desenvolvimento Cultural. A Festa do Bunho e do Junco vai decorrer na aldeia de Torres, entre os dias 7 e 9 de Outubro. O evento tem como objectivos divulgar o trabalho artesanal em bunho e junco bem como dar a conhecer o património material e imaterial de Torres.