Coimbra  24 de Fevereiro de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

“Serões com Ética” na Ordem dos Médicos em Coimbra analisará a nova Lei de Saúde Mental

28 de Dezembro 2023 Jornal Campeão: “Serões com Ética” na Ordem dos Médicos em Coimbra analisará a nova Lei de Saúde Mental

No próximo dia 10 de Janeiro (quarta-feira), a Ordem dos Médicos em Coimbra encerrará o ciclo de debates “Serões com Ética”, promovendo uma sessão dedicada à análise da recente Lei de Saúde Mental. O evento terá lugar na sede da Ordem dos Médicos, das 21h30 às 23h00.

A sessão contará com a participação de profissionais e especialistas no campo da saúde mental. A mesa será moderada por Belmira Duarte e Gil, advogada e membro da Direcção da República do Direito, e por Miguel Bajouco, médico psiquiatra no CRI de Psiquiatria do CHUC e membro do Gabinete de Ética e Deontologia da SRCOM.

A iniciativa, organizada pela Ordem dos Médicos através do Gabinete de Ética e Deontologia, contará também com a parceria da República do Direito – Associação Jurídica de Coimbra.

A sessão será realizada em formato híbrido, permitindo a participação presencial na Sala Miguel Torga e online através da plataforma Zoom.

Desde Maio de 2023, este ciclo de debates proporcionou, mensalmente, reflexões éticas sobre diversas questões clínicas. Temas como “Teleconsulta – desafios e oportunidades na prática clínica”, “Decisão de limitação terapêutica – quando o melhor é não tratar” e “O direito ao esquecimento” foram previamente discutidos, culminando agora na análise crítica da nova Lei de Saúde Mental.

O evento é aberto a toda a comunidade interessada em participar e contribuir para o diálogo ético sobre questões fundamentais na prática médica contemporânea.