Coimbra  25 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

São 76 estudantes-atletas da AAC/UC nos Campeonatos Nacionais Universitários

10 de Abril 2023 Jornal Campeão: São 76 estudantes-atletas da AAC/UC nos Campeonatos Nacionais Universitários

Foi com um momento simbólico de entrega de camisolas a atletas e treinadores que foram apresentadas oficialmente, esta segunda-feira, as equipas apuradas para representar a Associação Académica de Coimbra / Universidade de Coimbra (AAC/UC) nas fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários.

Em Viana do Castelo, entre 16 e 28 de Abril, a AAC/UC vai participar nos Campeonatos Nacionais Universitários com equipas nas modalidades de Futebol de 11 Masculino, Futsal Feminino, Futsal Masculino e Basquetebol Masculino, num total de 76 estudantes-atletas.

A sessão de apresentação oficial, realizada no Estádio Universitário de Coimbra, contou com as presenças do Reitor da Universidade de Coimbra, do presidente da Direcção-Geral da Associação Académica de Coimbra e do presidente da Federação Académica de Desporto Universitário (FADU).

“A prática desportiva é uma missão de todos”, entre instituições de ensino superior, académicas e sociedade, sublinhou o presidente da FADU, Ricardo Nora, projectando as fases finais dos CNUC.

Com mais de 70 equipas de 28 clubes, a competição que vai decorrer em Viana do Castelo promete ser “um momento marcante para o percurso” de cada estudante-atleta que nela participe”, acrescentou.

Como “uma das grandes áreas de actuação da AAC” e um dos “grandes eixos de trabalho do dia-a-dia”, o desporto universitário é visto por João Caseiro como um ponto fundamental. O presidente da Direcção-geral da Associação Académica de Coimbra assumiu que a época tem sido “desafiante”, mas, ao mesmo tempo, “muito bem-sucedida”, o que se tem reflectido nos resultados – com quatro das cinco equipas elegíveis da AAC/UC a lograrem o apuramento para as fases finais dos CNU.

Já o Reitor da UC, Amílcar Falcão, apelou à competitividade e ao desportivismo dos estudantes-atletas da AAC-UC: “Quando se compete, é preciso saber ganhar e saber perder, mas o que importar é saber dar o melhor. É isso que se espera, que saibam dar o vosso melhor e que ninguém se aleije”. Os estudantes atletas são, sublinha o Reitor, “um exemplo para toda a comunidade académica”. Por isso, Amílcar Falcão espera que, também nos CNU, “levem o espírito desportivo para a competição”.

FOTO: © UC | Paulo Amaral