Coimbra  14 de Junho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

“Pedra Branca” conquista Prémio de Literatura Biográfica da APE e da CM Coimbra

6 de Junho 2023 Jornal Campeão: “Pedra Branca” conquista Prémio de Literatura Biográfica da APE e da CM Coimbra

A obra “Pedra Branca”, escrita por Ethel Feldman e Miguel Vale de Almeida, foi a grande vencedora do Grande Prémio de Literatura Biográfica Miguel Torga – Associação Portuguesa de Escritores (APE)/Câmara Municipal (CM) de Coimbra. O júri, coordenado por José Manuel Mendes e composto por Cristina Robalo Cordeiro, Fernando Batista e Helena Carvalhão Buescu, atribuiu por unanimidade o prémio ao livro.

O júri fundamentou a sua escolha, destacando a riqueza e originalidade da obra, que vai além das questões tradicionais do género biográfico. O livro aborda o valor absoluto da pessoa humana num contexto histórico complexo, afastado de qualquer brilho ou notoriedade. A narrativa biográfica de “Pedra Branca” retrata a vida de uma pessoa chamada Rosa, tornando-se um retrato de uma família e da sociedade em que está inserida. As duas perspectivas, a pessoal e a antropológica, combinam-se de forma complementar e enriquecedora. A obra é elogiada pela sua escrita refinada, pela sua relevância sociopolítica e pelo alcance pessoal e étnico.

A 3.ª edição do Grande Prémio de Literatura Biográfica Miguel Torga contou com a participação de 21 obras publicadas no ano de 2022. O valor do prémio para os vencedores é de 12.500 euros.

A cerimónia de entrega do prémio está marcada para o dia 4 de Julho, coincidindo com o Dia da Cidade, em Coimbra. Será um momento especial de reconhecimento e celebração da literatura biográfica, com a presença dos autores premiados e das entidades promotoras do prémio, a Associação Portuguesa de Escritores e a Câmara Municipal de Coimbra.