Coimbra  18 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Ordem dos médicos do Centro enaltece desempenho dos hospitais da região

5 de Fevereiro 2021 Jornal Campeão: Ordem dos médicos do Centro enaltece desempenho dos hospitais da região

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) manifestou o seu reconhecimento e destacou o importante trabalho desenvolvido pelas unidades de saúde da região durante os últimos meses.

Segundo o presidente da SRCOM, Carlos Cortes, “todos os hospitais e unidades de cuidados de saúde primários têm tido um papel importante no combate a pandemia”, e em comunicado acrescentou que não faz distinção entre hospitais do país uma vez que, no seu ponto de vista, estão todos a desenvolver um papel notável quer na luta a esta pandemia quer nos “cuidados prestados aos doentes, mesmo os hospitais não centrais”.

Em particular, Carlos Cortes assumiu que a região Centro tem vivido com grande pressão, mas que ainda assim tem dado um valioso contributo à resposta assistencial.  “Os hospitais têm tido um desempenho acima, muitas vezes, do que é possível e que nem sequer se reflete na taxa de esforço (relativamente aos planos de contingência)”, sublinhou o presidente.

Segundo dados oficiais, as taxas de ocupação nas enfermarias COVID-19 é de 93 % nos hospitais da região, com taxas de esforço acima dos 80%.

Até ao momento o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra é a instituição do Serviço Nacional de Saúde com mais camas destinadas à covid-19, ultrapassando as 500 camas disponibilizadas para os doentes com covid-19.

Dados oficiais da região Centro, apontavam, ao dia 02 de Fevereiro, 1 446 internados com covid-19, 1 312 internados em enfermaria, 134 internados em UCI, dos quais 103 ventilados.

Desta forma Carlos Cortes destaca o papel de todo o sistema de saúde da região Centro para minimizar os impactos da actual situação pandémica.