Coimbra  24 de Fevereiro de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coro da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos celebra os 50 anos do 25 de Abril

19 de Janeiro 2024 Jornal Campeão: Coro da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos celebra os 50 anos do 25 de Abril

No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, o Coro da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos vai liderar “Coimbra CANTA ABRIL”, juntamente com outros 12 coros locais. Este evento promete oferecer um espectáculo artístico singular, celebrando os momentos mais emblemáticos da história contemporânea portuguesa.

No dia 3 de Março, às 18h30, no ‘balcão’ do Teatro Académico de Gil Vicente, 350 vozes de várias associações corais de Coimbra unir-se-ão para interpretar um espectáculo que abrange narrativa, dança, poesia e música instrumental, incluindo sanfona, acordeão e piano sob a batuta dos maestros dos coros participantes.

O projecto “Coimbra Canta Abril” resulta de uma bem-sucedida candidatura à XXVI Semana Cultural da Universidade de Coimbra, que se desenrola entre 1 e 15 de Março, sob o tema “Voz de Abril”. Treze coros, incluindo o Coro da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Chorus Ingenium e o Coro Carlos Seixas da Câmara Municipal de Coimbra, colaboram na coordenação do projecto.

Além do espectáculo, destaca-se o workshop “A Voz no Canto”, uma conferência liderada por Jorge Miguéis, médico otorrinolaringologista, com a participação da terapeuta da fala, Joana Santos, e actuação do coro de laringectomizados. Este workshop, que decorrerá a partir das 17h00 do dia 9 de Março no Salão de São Tomás, no Seminário Maior de Coimbra, abordará diversos aspectos relacionados com a voz e a sua importância.

Manuel Teixeira Veríssimo, presidente do Conselho Regional do Centro da Ordem dos Médicos, destaca a iniciativa como uma forma de celebrar meio século de liberdade e democracia, sublinhando o papel dos médicos não apenas na saúde, mas também na cultura e nas artes.