Coimbra  24 de Julho de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Anadia beneficia caminhos florestais e agrícolas

3 de Julho 2021 Jornal Campeão: Anadia beneficia caminhos florestais e agrícolas

O Município de Anadia está a proceder à manutenção e beneficiação de caminhos florestais e agrícolas nas diversas freguesias do concelho, por forma a melhorar as condições de acessibilidade, num investimento superior a 100 mil euros.

De acordo com a calendarização anual estabelecida no Plano Municipal da Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI), o Município está a realizar uma intervenção de requalificação de caminhos florestais, nomeadamente nas freguesias a nascente do concelho (Vila Nova de Monsarros, Moita e Avelãs de Cima), numa extensão de 62 kms, orçada em cerca de 60 mil euros.

Paralelamente, a Câmara Municipal está também a proceder à beneficiação, por administração directa, de outros caminhos sinalizados. Estas intervenções visam prevenir e reduzir o risco de incêndio, tornando-se fundamental as acessibilidades em boas condições.

Os trabalhos a realizar constam essencialmente de limpeza e reperfilamento dos caminhos, desmatação manual e mecânica dos caminhos e execução de aquedutos em linhas de água existentes para encaminhamento adequado das águas pluviais (drenagens).

O melhoramento dos caminhos rurais é outra das acções que está a ser desenvolvida. Após a empreitada realizada na várzea da Moita e de Vila Nova de Monsarros, a autarquia alargou agora a beneficiação dos caminhos rurais a outros pontos do concelho, numa extensão aproximada de 10 kms, representando um investimento superior a 50 mil euros.

Os trabalhos contemplam a decapagem do terreno, o alargamento do caminho e a colocação de “tout-venant”. Pretende-se desta forma beneficiar os caminhos que se encontram em mau estado, proporcionando melhores condições aos agricultores que utilizam estes caminhos para aceder aos seus terrenos.