Hoje (15), pelas 17h30, celebra-se no Centro Cultural Penedo da Saudade do Instituto Politécnico de Coimbra o Dia Mundial da Língua Portuguesa com a sessão “Carneiro e Campos: diálogos prováveis”, em co-organização com o grupo SignaPoesis.
A iniciativa apresenta a “mestria dos poemas” de Sá Carneiro e de Alberto Campos, “dois expoentes máximos da língua portuguesa num diálogo poético, mas intimista”, com uma interpretação a cargo de Isabel Correia e Pedro Oliveira, do SignaPoesis bem como de Sofia Brandão e Gladys Théoduloz, intérpretes estagiárias da Licenciatura em Língua Gestual Portuguesa na Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra. As duas figuras da literatura portuguesa partilham o “spleen que perpassa dos seus poemas”, sendo estes “espelhos dos seus ‘eus’ fragmentados que trocaram epístolas, ideias e mesas de café”.
“O projecto SignaPoesis, desenvolvido por um docente da Escola Superior de Educação do IPC e por um intérprete de Língua Gestual, nasce para dar a conhecer a poesia à comunidade surda através da adaptação gestual e convida-nos a entrar no mundo onde a arte poética e a língua gestual se fundem numa só matéria”, refere o IPC.
Reservas de lugar através do email: cultura@ipc.pt