Coimbra  30 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Anadia realiza entrega dos Prémios Professor Rodrigues Lapa

14 de Maio 2022 Jornal Campeão: Anadia realiza entrega dos Prémios Professor Rodrigues Lapa

O Município de Anadia distinguiu os alunos do concelho com melhor aproveitamento escolar, no ano lectivo 2020-2021, com a atribuição do Prémio Escolar Professor Doutor Rodrigues Lapa, numa cerimónia que voltou a ser presencial.

A cerimónia foi presidida pela presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, que, na ocasião, parabenizou os alunos distinguidos com este galardão escolar, desejando que este prémio seja “um incentivo para que façam mais e melhor e para que nunca desistam”. “Independentemente do caminho que quiserem seguir a nível profissional e até pessoal, continuem a estudar. O saber não ocupa lugar e pode fazer toda a diferença nas vossas escolhas ao longo da vida”, afirmou ainda.

Maria Teresa Cardoso considerou que “a educação é um dos pilares mais importantes da nossa sociedade. Dá-nos conhecimento, ensina-nos a enfrentar dificuldades, permite-nos escolher o melhor caminho, prepara-nos para a vida e dá-nos ferramentas para nos tornarmos melhores pessoas”.

Referindo-se ao patrono do prémio, a autarca salientou que “Rodrigues Lapa conseguiu provar que o facto de ter nascido no seio de uma família humilde, com poucas posses, não era impedimento para alcançar os seus objectivos”, acrescentando que “as dificuldades que encontrou, ao longo da vida, poderiam tê-lo incentivado a desistir, mas optou pelo caminho mais difícil: enfrentou os obstáculos e, barreira após barreira, seguiu em frente. Com dedicação, empenho e sabedoria, chegou longe, tendo até a ambição de “endireitar o mundo”, como escreveu no seu livro de memórias”.

O Prémio Escolar Professor Doutor Rodrigues Lapa foi criado, em 1996, pela Comissão das Comemorações do Centenário do Nascimento do Professor Doutor Manuel Rodrigues Lapa, com o duplo objectivo de homenagear o filólogo anadiense e de distinguir os alunos das escolas de Anadia com melhor aproveitamento escolar no final do 2.º e do 3.º ciclos do ensino básico, do ensino secundário e do ensino profissional.

À semelhança do que aconteceu nos anos anteriores, o Lions Clube da Bairrada voltou a associar-se a este galardão escolar premiando os melhores alunos do 12.º ano, na disciplina de Língua Portuguesa, das escolas dos concelhos de Anadia e Oliveira do Bairro, área de abrangência do Clube.

A cerimónia terminou com um momento cultural, protagonizado por Pedro Miguel Santos, acordeonista. Este jovem, natural de Vila Nova de Gaia, frequenta, atualmente, o 3.º ano da licenciatura em performance de acordeão, na Universidade de Aveiro.