O cantor escocês Lewis Capaldi, considerado um fenómeno à escala global, actua em 18 de Julho na praia do Relógio, na Figueira da Foz.
A estreia de Lewis Capaldi em Portugal em nome próprio acontece oito anos após ter assegurado a primeira parte de Sam Smith, em Lisboa, em Maio de 2018, ainda antes de lançar, em Novembro desse ano, o ‘single’ “Someone You Loved”, que se tornou a música mais ouvida de sempre em ‘streaming’ no Reino Unido.
Em informação adiantada à agência Lusa pela promotora MOT – Memories of Tomorrow, o músico, de 29 anos, dará na praia da Figueira da Foz “um concerto exclusivo ao pôr-do-sol”, no dia seguinte ao espectáculo do também britânico Sting, cuja lotação já se encontra esgotada.
A MOT adiantou que os dois concertos, promovidos em parceria com a Live Nation, “reforçam o estatuto da cidade” da região Centro “como um dos destinos musicais de referência em Portugal”.
“Conseguimos encontrar um destino em Portugal capaz de acolher grandes eventos, fora dos grandes centros. E este destino, a Figueira da Foz, está a ser muito bem visto lá fora pelos artistas, por aquilo que o diferencia: uma praia, à beira-mar, no Centro de Portugal, é uma grande mais-valia”, argumentou, ouvido pela Lusa, Tiago Castelo Branco, director-geral da MOT.
“Divinely Uninspired To A Hellish Extent”, o primeiro álbum de originais, “catapultou Lewis Capaldi de músico de quarto para fenómeno global”, em 2019, tendo sido o disco mais vendido no Reino Unido nesse ano e em 2020, destacou a promotora.
Segundo a MOT, para além de “Someone You Loved”, sucessos como “Before You Go”, “Hold Me While You Wait”, “Forget Me” e “Wish You the Best” alcançaram o topo das tabelas “em mais de 30 países e somam hoje mais de 30 mil milhões de ‘streams’ [audições digitais] a nível mundial”.
A ainda curta carreira do músico escocês tem tanto de sucesso e comunhão com o público, como de inspiração e superação de dificuldades: diagnosticado com uma doença neurológica crónica – a síndrome de Tourette, que provoca tiques – Lewis Capaldi anunciou, em Junho de 2023, uma pausa que se prolongou por quase dois anos, para se concentrar na sua recuperação física e mental.
Dias antes dessa decisão, o cantor escocês tinha sido obrigado a interromper um concerto no festival de Glastonbury.
Lewis Capaldi haveria de regressar a Glastonbury já este ano, para uma atuação surpresa, de apenas 35 minutos, considerando-a o momento mais feliz da sua vida.
Neste novo capítulo da carreira, o cantor escocês lançou vários temas que “rapidamente conquistaram o público”, como “Almost”, “Something In The Heavens” ou “The Day That I Die”, além de “Survive”, que é já o ‘single’ mais vendido de 2025, frisou a MOT.
Depois de esgotar uma digressão de arenas no Reino Unido com 200.000 bilhetes vendidos, Lewis Capaldi tem em curso outras 12 datas, todas esgotadas, na Nova Zelândia, Austrália e Emirados Árabes Unidos, até ao início de 2026 e anunciou uma nova digressão, também já parcialmente esgotada, a partir de abril, com 26 datas nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Irlanda, a qual inclui o espetáculo em Portugal a 18 de Julho.
Os bilhetes para o concerto da Figueira da Foz estarão à venda na sexta-feira, com preços de 60 e 120 euros.