Coimbra  19 de Abril de 2026 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Coimbra: Centro Cultural Penedo da Saudade reabre com duas exposições

6 de Setembro 2025 Jornal Campeão: Coimbra: Centro Cultural Penedo da Saudade reabre com duas exposições

O Centro Cultural Penedo da Saudade, em Coimbra, reabre ao público com as exposições “A poética da Ausência” e “Triunfo e Fama”.

“A Poética da Ausência” é da autoria de Ana Camilo e é inaugurada este sábado, dia 6, às 18h00. Já a exposição “Triunfo e Fama”, do escultor António Valente, será inaugurada no domingo, dia 7, também às 18h00, contando com a participação do ADVOCAL – Grupo Coral do Conselho Regional de Coimbra da Ordem dos Advogados.

A mostra de Ana Camilio é composta por desenhos a tinta-da-china e pinturas – que exploram as técnicas tradicionais -, assim como por cianografias. As obras apelam à necessidade de (re)conexão com os lugares e a natureza, à natureza no seu estado mais puro, sem presença humana, convidando a um momento de introspecção.

A exposição de António Valente é composta por esculturas em tela que retratam figuras conhecidas da história, da mitologia e da sociedade em geral. “Triunfo e Fama” é o tema de um conjunto de trabalhos iniciados em 2007 e que o escultor desenvolveu até à actualidade.