O Parque de Merendas da Praia de Quiaios recebe, no próximo dia 17 de Agosto, às 21h30, a exibição gratuita de Ardente Paciência (1983), filme do realizador e escritor chileno Antonio Skármeta que deu origem à obra conhecida mundialmente como O Carteiro de Pablo Neruda. A sessão integra a iniciativa Cinema Fora de Portas, resultado de um desafio lançado pela revista Coimbra Coolectiva à Junta de Freguesia de Quiaios e à Casa do Cinema de Coimbra, e contará com a presença do cineasta Miguel Cardoso, da diretora de arte Nené Paraíso e da jornalista Vilma Reis.
Nunca exibido comercialmente em Portugal, Ardente Paciência acompanha a amizade entre um carteiro e Pablo Neruda, num enredo que cruza romance e contexto político no Chile. A exibição em Quiaios terá um significado especial para a comunidade: a longa-metragem foi rodada na freguesia, bem como em Buarcos e na Praia da Tocha, com participação de residentes locais, que até hoje não tinham tido oportunidade de assistir ao filme.
A conversa com Miguel Cardoso, sócio fundador da Prole Filme – Sociedade Cooperativa de Produção Cinematográfica -, e com Nené Paraíso irá revelar bastidores das filmagens, numa sessão moderada por Vilma Reis.
Cinema Fora de Portas
O Cinema Fora de Portas, promovido pelos Caminhos do Cinema Português e pela Casa do Cinema de Coimbra, prossegue até 26 de Setembro com mais de dez filmes em vários pontos do concelho, sempre às 21h30 e com entrada livre. A lotação é por ordem de chegada e, em caso de mau tempo, eventuais alterações serão comunicadas pelos canais oficiais da organização. Recomenda-se que o público chegue cedo ou leve manta e cadeira portátil, num ambiente pensado para famílias e convívio comunitário.