Coimbra  3 de Outubro de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Teatrão regressa às ruas com “Com que Linhas te Cruzas? À Espera”

1 de Outubro 2025 Jornal Campeão: Teatrão regressa às ruas com “Com que Linhas te Cruzas? À Espera”

O Teatrão volta a sair de portas esta sexta-feira (3) e sábado (4), num programa que junta teatro popular e música irreverente em Coimbra. Na sexta-feira à noite, a Tabacaria da Oficina Municipal do Teatro acolhe a estreia absoluta de Nestter Donuts na cidade. O músico andaluz, conhecido pela energia caótica que cruza garage punk com raízes profundas de flamenco, apresenta o seu primeiro disco, Flamenco Trash, editado em 2023. A sua actuação promete ritmo acelerado, ironia marota e espírito de ‘fiesta’, num espectáculo que já conquistou públicos da Europa à Austrália.

No sábado à tarde, a Praça da República transforma-se em palco para o regresso de “Com que Linhas te Cruzas? À Espera”, integrado na Festa da Praça organizada pelo Teatro Académico Gil Vicente (TAGV). O espectáculo, que nasceu a partir de testemunhos das populações ligadas ao antigo Ramal da Lousã, reflecte sobre as memórias desse passado ferroviário e questiona as relações futuras que poderão nascer em torno do novo MetroBus. Inspirado no teatro popular, junta música, humor e fantasia para pensar que cidade queremos construir e que histórias ainda estão por inventar.

A encenação é de Marco António Rodrigues, com dramaturgia de Sandra Pinheiro e interpretações de Afonso Abreu, David Meco e Miguel Cordeiro, a que se juntam elementos da comunidade de Coimbra. O espectáculo, com entrada gratuita e recomendado para maiores de 12 anos, regressa agora a estações do MetroBus já concluídas, numa co-produção com a Metro Mondego e os municípios da região, financiada por fundos europeus através do programa Sustentável 2030.

O espectáculo já tem outras apresentações agendadas, a 18 e 19 de Outubro, pelas 11h00, na Estação Câmara, localizada na recente Avenida Central, junto à Câmara Municipal de Coimbra e Caixa Geral de Depósitos.