Coimbra  4 de Outubro de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Mealhada com nove dias de música na Feira de Artesanato e Gastronomia

7 de Maio 2025 Jornal Campeão: Mealhada com nove dias de música na Feira de Artesanato e Gastronomia

O executivo da Câmara da Mealhada: Hugo Silva, António Jorge Franco, Filomena Pinheiro e Ricardo Santos

A Feira de Artesanato e Gastronomia da Mealhada, que se realiza de 7 a 15 de Junho, apresenta nove dias de música com o palco principal a combinar bandas locais com artistas nacionais e internacionais, como Gabriel o Pensador, DAMA, Gisela João, Chico da Tina, The Legendary Tigerman e Augusto Canário. À música junta-se o artesanato oriundo de todo o país e a gastronomia local. As entradas são gratuitas.

São nove dias de festa, no centro da cidade, com propostas para a toda a família: concertos e espectáculos, no palco principal e palco colectividades, mostra de artesanato, área de gastronomia e tasquinhas, espaço 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada, oficinas e actividades diversas. À música de artistas nacionais juntam-se projetos locais como Gabriela, Xandinho, Leonor Quinteiro, Francisco Saldanha, PAMA, Sede Bandida, Electrik Band, as bandas vencedoras do Festival Termómetro e o projecto “Para sempre Marco”.

A Feira mantém o figurino do último ano, crescendo do Jardim Municipal para a Avenida 25 de Abril, com artesanato, gastronomia e zona de espectáculos. O artesanato ocupará a área do Jardim Municipal, tal como o placo de coletividades. As tasquinhas situar-se-ão junto ao Edifício dos Paços do Concelho e os espectáculos principais voltam a ocorrer na Praça do Choupal, terminando pelas 24h00, de forma a assegurar o descanso desta zona residencial.

“É uma grande festa anual para todo o Município, que se materializa no encontro entre todos nós, mealhadenses, e aqueles que nos visitam”, refere António Jorge Franco, presidente da Câmara, apontando que “a Mealhada sabe bem receber e tem argumentos fortes, quer para atrair visitantes, quer para continuar a criar condições para fixar os seus residentes. Acredito que esta Feira voltará a ser um grande momento festivo, de celebração, com várias actividades preparadas com afinco para todos estes dias”.

 

Uma centena de artesãos

 

Classificada, há dois anos, como Feira de Artesanato Nacional pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional, o certame conta com cerca de uma centena de artesãos de todo o país, a exporem e a trabalharem ao vivo a sua arte.

Pela primeira vez estarão na Mealhada as famosas Camisolas Poveiras, representadas por Aurora Handmade. Ressalta uma presença forte de Artesãos de Barcelos, cidade da Rede de Cidades Criativas da UNESCO

Na animação, Gabriela será a primeira artista a pisar o palco, a 7 de Junho, na primeira parte do projecto “Para sempre Marco”. Dia 8 de Junho será das bandas finalistas do festival Termómetro, criado em 1994 pelo radialista Fernando Alvim, e que vai já sua 29.ª edição.

O Palco principal recebe, a 9 de Junho, The Legendary Tiger Man, a 10 de Junho Augusto Canário, a 11 de Junho Chico da Tina, com o fado a 12 de J, com Leonor Quinteiro.

Os sons do Brasil vão dominar a noite de 13 de Junho, com Xandinho e Gabriel O Pensador, para a 14 de Junho actuarem os DAMA. O último dia da Feira, 15 de Junho, será dedicado ao samba.