Coimbra  17 de Abril de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Parque de Biomassa da Mealhada em funcionamento a partir de amanhã

9 de Abril 2025 Jornal Campeão: Parque de Biomassa da Mealhada em funcionamento a partir de amanhã

Está concluído o Parque de Biomassa da Mealhada, uma nova infra-estrutura localizada na zona dos Forcões, no Luso, que passa a permitir, a partir de amanhã, o depósito de sobrantes agrícolas e florestais.

O novo equipamento integra a rede intermunicipal de parques de recolha de biomassa e de contentores florestais, uma iniciativa que visa oferecer uma alternativa segura e ambientalmente responsável à tradicional queima de sobrantes agrícolas e florestais. Para isso, foram criados espaços próprios nos vários municípios da região, onde os resíduos podem ser depositados de forma controlada.

Esta rede de recolha resulta da Agenda TransForm, um projeto financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra. O principal objectivo é potenciar o aproveitamento da biomassa para fins energéticos, promovendo a sua valorização no âmbito de uma economia circular e incentivando métodos alternativos às queimas a céu aberto.

Com a entrada em funcionamento deste parque, os munícipes da Mealhada passam a dispor de um local apropriado para entregar sobrantes de podas agrícolas, resíduos provenientes de silvicultura preventiva, bem como restos de manutenção de jardins.

A autarquia alerta, contudo, que não devem ser depositados no parque resíduos verdes misturados com entulhos ou metais, lixo doméstico, resíduos orgânicos, entulho de construção civil, nem equipamentos eléctricos ou electrónicos.