Na próxima quarta-feira, dia 20 de Dezembro, às 18h30, vai ser apresentado, no Auditório Salgado Zenha, o filme “Cidade Rabat”, realizado por Susana Nobre. A sessão está integrada no Ciclo Cinema e Autoria, no âmbito da programação do Centenário da Biblioteca Municipal. Este filme venceu o Grande Prémio do XXIX Festival Caminhos do Cinema Português, em Coimbra. A longa-metragem, que se estreou no festival de cinema de Berlim, valeu ainda a Susana Nobre o prémio de melhor argumento original.
Cidade Rabat é uma comédia melancólica sobre o luto. Helena tem 40 anos e tem uma filha com 12 anos chamada Maria com quem vive, em semanas alternadas com o pai. Helena trabalha como produtora de cinema e sente-se reprimida pelo quotidiano burocrático das suas funções. Após a morte da sua mãe, Helena é atingida por um sentimento de orfandade enegrecido pelo ambiente de morbidade que a envolveu nos últimos tempos. Esse olhar tocado pelas misérias e tristezas do mundo, na equidistância em que se encontra entre o princípio e o fim da vida, provocam em Helena o despertar de uma segunda adolescência.
O Ciclo Cinema e Autoria é uma iniciativa inserida no programa das Comemorações do Centenário da Biblioteca Municipal, um projecto que decorre durante todo o ano de 2023, e que pretende levar ao público a apresentação de filmes ligados às temáticas da literatura, dos autores e das bibliotecas. A última sessão deste ciclo decorre no Auditório Salgado Zenha, no Piso 0, na Associação Académica de Coimbra. Os bilhetes de cada sessão têm o custo de 4,50 euros (preço reduzido mediante apresentação do cartão de leitor da Biblioteca Municipal de Coimbra na bilheteira) ou 6 euros (valor normal).