No encerramento das comemorações do centenário da Biblioteca Municipal de Coimbra, o espectáculo “Rato de Biblioteca” regressa à cidade, amanhã (16), pelas 21h30, após a estreia em Junho associada aos 100 anos da BMC e uma apresentação na Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, em Portimão.
A nova apresentação terá lugar na Biblioteca Municipal de Coimbra, ocupando a varanda do primeiro andar com vista para a Sala de Empréstimo. Neste cenário, um par de intérpretes dará vida a diversas personagens, destacando os livros como verdadeiros protagonistas. A narrativa abrange temas como leitores, arquivos, estantes, lugares cristalizados, fantasmas e até ratos.
A construção deste espectáculo envolveu horas de visita aos vários espaços e serviços da BMC, diálogo com os funcionários, esclarecimentos e pesquisa. Inspirado na Biblioteca, o espectáculo abraça também a universalidade de outros locais onde os livros são personagens principais e o serviço público é uma prioridade.
Com texto de Joana Ferrajão e encenação de Mário Montenegro, director artístico da Marionet, o elenco composto por Carolina Andrade e Zé Ribeiro trará à vida esta narrativa, contando ainda com o desenho de luz de Guilherme Pompeu e a sonoplastia e música ao vivo de Marcelo dos Reis.
A entrada para o espectáculo é gratuita, sendo obrigatória a inscrição prévia através do e-mail dct@cm-coimbra.pt.