O Coimbra Animal Save irá organizar, amanhã (16), uma acção de distribuição de refeições 100% vegetais a pessoas em situação de grande fragilidade económico-social e em situação de sem-abrigo, apoiadas pela Equipa de Rua “Reduz” da Cáritas Diocesana de Coimbra.
À semelhança do ano passado, o Coimbra Animal Save irá preparar o espaço da Equipa de Rua “Reduz” para que se crie um ambiente natalício e acolhedor aos utentes a quem será entregue o jantar. “Prevemos servir cerca de 50 refeições no dia 16, mas iremos disponibilizar mais 50 refeições que poderão ser levadas em caixas para serem consumidas no dia seguinte, uma vez que, ao fim-de-semana, estas pessoas sentem uma grande dificuldade em conseguir uma refeição”, refere a organização.
O menu será composto por caldo verde, pão, alho francês à Brás, sumo, uma variedade de sobremesas natalícias e café.Ttoda a comida servida será estritamente vegetal, mostrando que é possível ajudar alguém sem matar ninguém.
Este evento vai de encontro àquilo que é proposto pelo Tratado Plant Based, nomeadamente na adopção de sistemas alimentas de base vegetal em detrimento dos alimentos de base animal, uma vez que a indústria pecuária é um dos grandes agentes causadores desta crise climática. Para além disso, o Plant Based Treaty propõe o aumento do acesso a comidas mais saudáveis, sustentáveis e éticas, e a clarificação de que alimentos de base vegetal podem ser mais baratos, e são melhores para o planeta, para a saúde e para os animais.
“Esperamos que esta acção transmita o espírito de compaixão e a amor que tentamos transparecer em todas as nossas acções, e mostrar que a empatia deve ser para com todos os animais, sejam eles humanos ou não humanos”, sublinha.
A acção terá lugar no espaço da Equipa de Rua “Reduz”, no Terreiro da Erva, e irá iniciar pelas 14h00 para preparação do espaço e do serviço, estando previsto o início da distribuição das refeições a partir das 17h30. O término da acção está previsto para as 22h00.