Coimbra  24 de Janeiro de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Casa do Povo da Marinha das Ondas investe 1,6 milhões na área social

7 de Dezembro 2023 Jornal Campeão: Casa do Povo da Marinha das Ondas investe 1,6 milhões na área social

A Casa do Povo da Marinha das Ondas já iniciou a construção de uma Estrutura Residencial Para Idosos (ERPI), um investimento global de 1,6 milhões de euros, no âmbito da candidatura ao Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES 3.0), tendo sido a única do concelho da Figueira da Foz a ser aprovada, o que comprova a pertinência deste projecto.

A ERPI terá capacidade para acolher 30 residentes em quartos de várias tipologias com a possibilidade de, futuramente, triplicar o número de camas disponíveis e terá como prioridade o acolhimento de pessoas que se encontram em dificuldades económicas e sociais ou as que, pelas suas características físicas/sociais, sejam especialmente vulneráveis.

Esta ERPI pretende, por um lado, oferecer à população da freguesia uma resposta social inexistente e, por outro, contribuir para a integração e prestação de cuidados a idosos que não possuam um suporte familiar e/ou que não reúnam condições que lhes permitam permanecer no seu domicílio. Pretende-se que a ERPI seja mais do que uma simples prestação de cuidados, mas que ofereça ao idoso um ambiente de qualidade, disponibilizando actividades que possibilitem a manutenção das suas capacidades e promovam o envelhecimento activo e saudável, retardando o declínio do envelhecimento.

A criação desta resposta social implicará a ampliação e remodelação das actuais instalações da instituição, assim como uma reformulação e aumento da capacidade de duas das respostas sociais já existentes: Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário.

A Casa do Povo de Marinha das Ondas, IPSS, dispõe de um conjunto de respostas de apoio social, nomeadamente: na área da infância, através da Creche; no apoio às pessoas idosas com o Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário; e no apoio à comunidade, com o Programa de Emergência Alimentar (Cantinas Sociais).

Para garantir a continuidade e o sucesso do projecto, a Casa do Povo de Marinha das Ondas mantém-se disponível para receber apoios por parte de entidades locais (particulares e oficiais), conseguindo dessa forma assegurar a execução do ERPI de forma eficaz e célere. Desde já, a instituição agradece o apoio inicial concedido pelas empresas Altri e Madeiras Afonso, para o arranque da obra.