Coimbra  26 de Janeiro de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Universidade de Coimbra integra comunidade piloto para a Indústria da Comissão Europeia

17 de Novembro 2023 Jornal Campeão: Universidade de Coimbra integra comunidade piloto para a Indústria da Comissão Europeia

A Universidade de Coimbra (UC) foi seleccionada pela Comissão Europeia para integrar a comunidade piloto “Industry 5.0 Community of Practice (CoP 5.0)”, destacando-se pela sua excelência na investigação em robôs colaborativos de última geração e soluções inovadoras nas áreas de rastreabilidade e visibilidade nas cadeias de abastecimento.

Esta iniciativa reúne “stakeholders” europeus com o objectivo de partilhar boas práticas, promover acções conjuntas e contribuir para a implementação da Nova Agenda Europeia de Inovação. O lançamento oficial da plataforma para as entidades seleccionadas aconteceu ontem, quinta-feira, 16 de Novembro. Esta plataforma possibilitará às organizações estabelecerem novas redes e colaborações

A candidatura da UC, que reuniu uma equipa multidisciplinar de investigadores de diversos centros de investigação da universidade, focou-se em áreas chave para o futuro industrial. A investigação em robôs colaborativos, sistemas ciber-físicos orientados para as pessoas, inteligência artificial responsável, transição digital e energética da indústria, e a relação homem-robô foram elementos centrais na proposta apresentada à Comissão Europeia.

Destaca-se a ênfase na aplicação de inteligência artificial e análise de grandes volumes de dados, elementos fundamentais na criação dos futuros gémeos digitais de sistemas mais complexos, conhecidos como sistemas de sistemas. A candidatura também sublinha o compromisso com a protecção de infra-estruturas críticas, princípios de explicabilidade, transparência e sustentabilidade na inteligência artificial.

O papel do ecossistema de inovação da UC também foi um factor preponderante na decisão da Comissão Europeia. A contribuição da Divisão de Transferência de Tecnologia da UC – UC Business e do Instituto Pedro Nunes no Empreendedorismo 5.0, transferência de tecnologia e na ligação ao tecido empresarial da região Centro foi destacada como um elemento distintivo na candidatura.

O plano de trabalho da comunidade piloto será apresentado até 2025 e a UC espera desempenhar um papel activo na definição da Nova Agenda Europeia de Inovação no âmbito da Indústria 5.0.