Carlos Gomes
O Teatrão de Coimbra está prestes a apresentar a sua mais recente criação teatral, que lança um olhar crítico sobre os conflitos passados e presentes.
Intitulada “Ti Coragem & Filhos Lda”, esta peça inspirada em Bertolt Brecht terá a sua estreia marcada para o dia 12 e permanecerá em cena ao longo de um mês, no âmbito das celebrações do 30.º aniversário desta companhia teatral.
A peça, que inclui elementos musicais, contará com uma equipa de 12 pessoas, incluindo três músicos, e tem como objectivo despertar a consciência do público para o facto de que as guerras não cessam, persistindo ao longo dos tempos.
Durante o ensaio aberto à imprensa, pôde-se testemunhar a interpretação de um sargento e de um recrutador para uma guerra, que pode ser tanto dos dias actuais como similar às ocorridas há décadas, partilhando o traço comum de alimentar certas economias.
A personagem central, Mãe Coragem, é encarnada pela directora do Teatrão, Isabel Craveiro, que representa a empresária que “lucra com a guerra que dá o sustento”, mas que reluta em entregar os seus filhos a esse destino.
Contudo, fica o aviso: “se com a guerra quer ganhar, algo terá de ceder”.
A adaptação contemporânea da peça de Brecht, com uma nova dramaturgia de Jorge Louraço Figueira baseada na tradução de António Sousa Ribeiro, conta com a direcção de cena a cargo de Marco António Rodrigues e inclui música ao vivo sob a batuta de Victor Torpedo.
Ao término do ensaio aberto à imprensa, o encenador sublinhou o esforço para criar uma moldura baseada numa guerra mais actual, mais subjectiva e pessoal.
“Há uma intersecção entre uma sociedade em guerra, um conflito nos moldes que conhecemos e a batalha do quotidiano”, especificou Marco António Rodrigues.
Além da nova produção, que permanecerá em cena até 12 de Novembro, está agendado um ciclo de conferências intitulado “Tempo de Guerra”, com a primeira sessão marcada para 26 de Outubro sobre “Economia Política e Geoestratégia na Actualidade”, seguida por “Media e os movimentos populistas e fascistas do séc. XXI” em 9 de Novembro.
O Seminário Brecht, Guerra e Capitalismo terá lugar a 3 de Novembro, enquanto a Oficina de Encenação – Escrita Cénica: Encenação e Interpretação decorrerá de 3 a 25 de Novembro.
Também está previsto o Ciclo Brecht no Cinema, nos dias 17, 24 e 31 de Outubro e 7 de Novembro.