A Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) assinala a abertura do ano lectivo com um conjunto de iniciativas dirigidas à comunidade académica e ao público em geral.
A programação estende-se por cinco semanas e é composta por vários momentos importantes quer pelo significado científico das iniciativas, quer pela reflexão que propõem sobre grandes temas actuais.
A conferência de abertura do ano lectivo 2023/24 realiza-se dia 4 de Outubro, pelas 15h00, no auditório da FEUC. Intitulada “A Democracia num Mundo Digital”, é proferida por Miguel Poiares Maduro (director da Global Law School da Universidade Católica de Lisboa e Professor da Catédra Vieira de Almeida).
Trata-se de um tema central para o nosso futuro colectivo, que conjuga as preocupações e dilemas inerentes ao funcionamento do sistema democrático com os desafios decorrentes de uma digitalização mais ampla das sociedades. Beneficiando da sua formação jurídica, a conferência de Miguel Poiares Maduro aborda o tema combinando distintas vertentes, económicas, sociológicas, políticas, entre outras.
Miguel Poiares Maduro é presidente do Board Executivo do European Digital Media Observatory. Até ao Verão de 2020 foi diredtor e Professor da School of Transnational Governance do Instituto Universitário Europeu onde continua a ser Professor Convidado. Exerceu funções de ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional de 2013 a 2015. Foi advogado geral no Tribunal de Justiça das Comunidades Europeias até Outubro de 2009. Regularmente é comentador nos órgãos de comunicação social.
É licenciado pela Faculdade de Direito de Lisboa e doutorado pelo Instituto Universitário Europeu de Florença em 1996, onde obteve os prémios para a melhor tese de Doutoramento e de melhor investigador do Departamento de Direito. Foi Professor convidado da Yale Law School, do Centro de Estudos Constitucionais (Madrid), Universidade de Chicago e London School of Economics. Lecciona igualmente na Universidade Católica e no Colégio da Europa. Foi Presidente do Comité de Governação da FIFA de Maio de 2016 a Abril de 2017.
Agraciado com a Comenda da Ordem de Santiago da Espada é autor de numerosas publicações. Em 2010 foi distinguido com o Prémio Gulbenkian de Ciência. O seu livro mais recente intitula-se emocracy in Times of Pandemic (com Paul Kahn).