Coimbra  8 de Outubro de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Mais de 70 associações em Coimbra aguardam ajuda da Câmara

22 de Agosto 2023 Jornal Campeão: Mais de 70 associações em Coimbra aguardam ajuda da Câmara

Um total de setenta e seis associações culturais localizadas no concelho de Coimbra ainda aguardam a assistência financeira que estava prevista por parte da Câmara Municipal. A demora na atribuição deste apoio tem sido justificada pela autarquia com dificuldades de liquidez derivadas do aumento da inflação.

A questão do momento em que estas associações culturais poderão efectivamente contar com o apoio da Câmara para as suas actividades no corrente ano de 2023 foi levantada pela vereadora do Partido Socialista, Regina Bento, durante a reunião do executivo ocorrida ontem (21).

A vereadora recordou que um total de 76 associações culturais do concelho de Coimbra continuam sem ter acesso à assistência financeira que lhes tinha sido prometida. Regina Bento acusou a autarquia de não cumprir os prazos estipulados no regulamento que rege o apoio ao associativismo cultural.

“O município deveria ter decidido sobre estes apoios no prazo de 60 dias úteis, e agora já passaram 90 dias. Estamos já no final de Agosto e estas 76 associações ainda não sabem com que contar”, criticou a vereadora.

Francisco Queirós, membro do Partido Comunista Português (CDU) e também vereador, fez questão de salientar que não se lembra de uma situação onde, no final de Agosto, um tão grande número de associações aguardasse ainda pelo apoio municipal.

Estes apoios são de “importância fundamental para a vida cultural da cidade”, sublinhou o vereador, colocando em questão como e quando a Câmara Municipal irá providenciar assistência a estas instituições.

José Manuel Silva, o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, reconheceu que as associações têm fundamentos para as suas queixas.

“Estamos empenhados em dar uma resposta o mais rapidamente possível”, afirmou o autarca, eleito pela coligação “Juntos Somos Coimbra” (PSD/CDS/Nós/Cidadãos!/PPM/Aliança/RIR e Volt), justificando o atraso com as dificuldades de tesouraria causadas pela inflação e pelo aumento geral dos gastos nas contas da autarquia.

Regina Bento questionou se o facto de se estar a dar apoio à promotora dos concertos dos Coldplay estaria a causar uma lacuna nos fundos disponíveis neste momento. José Manuel Silva acusou a vereadora de demagogia, uma vez que esta também tinha defendido a manutenção da superespecial do Rali de Portugal, o que teria gerado “mais gastos do que com os Coldplay”.

No final da reunião da Câmara, José Manuel Silva informou que espera que a situação seja resolvida até à reunião do executivo marcada para o dia 18 de Setembro.

O presidente da Câmara acrescentou ainda que o valor total do apoio a ser concedido às 76 associações ultrapassa os 200 mil euros.