O presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Pedro Santana Lopes, ressaltou a necessidade de um caminho claro para o desenvolvimento do município. Durante a Sessão solene comemorativa do Dia da Cidade (24), Santana Lopes recebeu com agrado as palavras do presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM RC), Emílio Torrão, que destacou o compromisso da entidade em alinhar a estratégia da Figueira da Foz com a estratégia regional.
Emílio Torrão enfatizou o empenho da CIM RC em valorizar o porto da Figueira da Foz, trabalhar na duplicação da ferrovia entre Figueira e Coimbra e Espanha, mitigar os efeitos da erosão costeira e promover a economia azul na região. Santana Lopes expressou a importância de ter clareza sobre o que o município pode contar no futuro, tanto em relação à ferrovia quanto ao porto. Ele elogiou o trabalho realizado pela CIM, destacando a eficiência e os resultados alcançados pela entidade.
Durante a cerimónia, foram homenageadas diversas personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da Figueira da Foz.
Este ano o Município da Figueira da Foz distinguiu quatorze personalidades com medalhas de mérito, em distintas áreas: Maria Celeste Botija da Gorda – Medalha de Mérito Social em Prata; José Augusto Mirão – Título Póstumo, Medalha de Mérito Social em Prata Dourada; Felisbela Maria Coutinho Albano – Medalha de Mérito Social em Prata Dourada; Nélson César dos Santos Fernandes – Medalha de Mérito Social em Prata Dourada; José Henriques Mendes Rodrigues Carvalho -Título Póstumo, Medalha de Mérito Comercial em Prata Dourada; Isabel Brites e Fernando Grilo- Medalha de Mérito Comercial em Prata Dourada; José Elísio Ferreira de Oliveira- Medalha de Mérito Social em Prata Dourada; Graça Maria Magalhães Albuquerque Vasco – Medalha de Mérito Técnico em Prata Dourada; Maria Manuel Rainho Ataíde das Neves- Medalha de Mérito Técnico em Prata Dourada; e quatro antigos presidentes de Câmara, com a Medalha da Cidade – conferente do título de cidadão honorário. Carlos Monteiro, e a título póstumo: Manuel Alfredo Aguiar de Carvalho, António Baptista Duarte Silva e João Albino Rainho Ataíde das Neves.
O evento encerrou com uma apresentação de dança protagonizada por Maria Fraga e Bárbara Neto, alunas do Conservatório de Música David de Sousa.