Na próxima semana, entre 30 de Maio e 1 de Junho, a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) vai acolher o congresso internacional “Diversidade & Sustentabilidade – Oportunidades e Ameaças” (DSOTT`23). Durante três dias, mais de 200 investigadores, estudantes, profissionais e especialistas da área do Turismo vão estar reunidos em Coimbra para discutir as oportunidades e as ameaças do sector e a articulação entre a ciência, a indústria e a governação.
O programa científico inclui quatro sessões plenárias, um hackathon, 33 sessões paralelas nas quais mais de 120 investigadores oriundos de 26 países vão apresentar mais de 150 pesquisas. O programa vai ainda contar com várias visitas a espaços da cidade e da região.
Este encontro científico é organizado pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, pela Universidade Europeia e pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, em parceria com a Women Research Network, a primeira rede internacional de mulheres investigadoras e docentes da área do Turismo.
Para a docente da FLUC e investigadora do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT) da Universidade de Coimbra (UC), Cláudia Seabra, «este evento vai permitir marcar no mapa internacional o papel de Portugal como um país onde a investigação e a indústria do turismo são uma referência». «Pretendemos que Coimbra seja um local de reflexão sobre os conceitos de diversidade e sustentabilidade, nas perspectivas da Ciência e da Indústria, contribuindo assim para um mundo melhor», sublinha a investigadora.
«O lema do DSOTT´2023 é combinar Ciência, Indústria e Governança e melhorar o trabalho produzido por investigadores e profissionais de referência no Turismo, em todo o mundo. Acreditamos que o Turismo é uma área transversal a todos os sectores de actividade e é, por si só, um motivo de partilha e união», acrescenta a docente da Universidade Europeia, Sofia Almeida.
«Será um congresso que une a Ciência – por meio da excelente investigação realizada na academia – e a Indústria reunindo os melhores profissionais das diversas áreas do mercado turístico. A união entre Ciência e Indústria nunca fez tanto sentido, a recente pandemia mostrou que os dois são inseparáveis», destaca a professora da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, Rita Peres.
«Outra das novidades deste congresso é a inclusão de um workshop para jovens investigadores, cujo objectivo é fomentar novas colaborações, através de um formato inovador de hackathon. Incluímos ainda no programa duas sessões especiais para profissionais da indústria turística, dois showcases onde estão representadas várias empresas e organizações que virão partilhar as suas boas práticas nas áreas da sustentabilidade e diversidade», refere a investigadora da Universidade de Aveiro e professora do Instituto Superior de Administração e Gestão/European Business School, Susana Mesquita.
O DSOTT`23 conta com o Alto Patrocínio da Secretaria de Estado do Turismo, Comércio e Serviços; do Turismo de Portugal; da Turismo Centro de Portugal; da Câmara Municipal de Coimbra; da Águas de Coimbra; do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território; e do Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo.