O projecto multimédia “Serra da Lousã Interactiva”, apresentado, esta tarde (28), na Lousã, assenta numa plataforma digital direccionada para a promoção do turismo e do tecido empresarial, que deverá estar em funcionamento no final de 2023.
A iniciativa promovida pela Associação Empresarial Serra da Lousã (AESL) junta os oito municípios que abraçam a Serra da Lousã, mais quatro associações empresariais e cinco entidades.
“Precisamos de estar unidos para ir mais longe, pois só com escala é que conseguimos atrair mais pessoas a este território e puxar pelos negócios das nossas empresas”, disse o presidente da AESL, Carlos Alves, na sessão de apresentação, no Museu Álvaro Viana de Lemos, na Lousã.
A plataforma, que está agora a dar os primeiros passos, vai permitir visitas virtuais a 160 pontos turísticos dos oito concelhos envolvidos e o acesso a 500 empresas com conteúdos a 360 graus, estando disponível em quatro línguas. “O território da Serra da Lousã possui uma riqueza enorme do ponto de vista turístico em termos paisagísticos, património religioso, urbanístico, museológico, cultural e de praias fluviais”, salientou Carlos Alves. A plataforma vai conter mapas personalizados, motor de busca geral, partilha inteligente, partilha universal, vendas online, conteúdos em áudio, funciona como “website” e em realidade virtual.
Para Luís Antunes, presidente da Câmara da Lousã e representante do Turismo Centro de Portugal na sessão, esta agregação de vontades “reforça o desígnio comum de notoriedade da acessibilidade à região e da atractividade”. “Esta perspectiva de integração e promoção do trabalho em conjunto deve ser aprofundada na promoção turística”, sublinhou o autarca, salientando que o projecto acompanha a evolução do mundo digital.
O projecto “Serra da Lousã Interactiva” representa um investimento de cerca de 300 mil euros, financiado em 70% pelo Turismo de Portugal e o restante pelos oito municípios envolvidos, que assinaram hoje à tarde o protocolo de adesão com a AESL.