Realiza-se amanhã (9), o 26.º Encontro dos Povos da Serra da Lousã, no Santo António da Neve. Este encontro inclui um debate de apoio à criação de uma rota cultural e turística em torno da lenda da Princesa Peralta, unindo vários concelhos da região.
Para esta sessão, às 11h00, dinamizada pelo jornalista Casimiro Simões (Lousã), está confirmada a participação de Aires Henriques (Pedrógão Grande), proponente da Rota da Princesa Peralta, um itinerário ligando o Trevim a Conímbriga, Ana Kalidás (Castanheira de Pera), criadora do doce “Beijos de Peralta”, e o bibliotecário Rui Miranda (Condeixa-a-Nova).
Para as 12h00, está marcada a apresentação do último livro do investigador Aires Henriques, intitulado “O canto popular e as migrações internas”, editado em Maio pela Câmara Municipal de Lousada. O programa abrange a habitual confraternização popular, do nascer ao pôr-do-sol, com tocadores de concertina, partilha de farnéis e jogos tradicionais.
O Encontro dos Povos da Serra da Lousã é, desta vez, organizado pelas seguintes entidades: jornal Trevim, envolvido na iniciativa desde a primeira edição, em 1997, Associação Caperarte, Associação São Lourenço, Lousitânea – Liga de Amigos da Serra da Lousã, Cooperativa Arte-Via, Liga de Amigos do Museu Louzã Henriques e Grémio Recreativo União Perense.
A organização incentiva a divulgação e venda no local de “comes e bebes” e produtos da Serra da Lousã, como artesanato, mel ou plantas aromáticas.