Coimbra  9 de Novembro de 2025 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Serenata Monumental da Queima das Fitas está de regresso

19 de Outubro 2021

A Comissão Organizadora da Queima das Fitas (COQF) de Coimbra 2021 dá início às suas festividades com o regresso da Serenata Monumental da Queima das Fitas a realizar-se no dia 22, pelas 00h00, na Sé Nova.

A bilheteira já se encontra aberta com seis mil bilhetes gratuitos disponíveis para todos os estudantes do Ensino Superior de Coimbra. Os interessados devem adquirir os bilhetes na bilheteira online que está partilhada nas redes sociais da Queima das Fitas.

Após quase dois anos sem a verdadeira Serenata da Queima das Fitas, esta regressa, este ano à Sé Nova para poder ser feito um controlo nas entradas e saídas do perímetro de modo a cumprir todas as normas da Direcção-Geral da Saúde. Embora o local ainda não seja o original, este já é um passo muito próximo da normalidade onde os estudantes vão poder acompanhar de perto um dos momentos mais solenes da sua vida académica.

Para Carlos Missel, coordenador-geral da festa, “A COQF sente muito orgulho em proporcionar para um maior número de estudantes, com as devidas regras de segurança, um dos momentos mais marcantes da Queima das Fitas, onde a Sé Nova será o ponto de início do tão aguardado regresso”.

À entrada será solicitado o certificado digital, que deverá ser acompanhado do documento de identificação, ou no caso de impossibilidade de apresentação do mesmo, é necessária a apresentação de um teste antígeno negativo feito nas últimas 24h. Não haverá lugares marcados, sendo que cada um se poderá deslocar livremente, mas com a recomendação do uso de máscara.

A Serenata da Queima das Fitas 2021 contará com a actuação dos Grupos de Fados “Capas ao Luar” e “Maio” da Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra.

Este ano, para além da possibilidade de seis mil estudantes poderem assistir ao vivo e junto daqueles que são os seus companheiros de curso e de vida existe também a possibilidade de assistir a partir de casa, pela transmissão online através da TvAAC, RUC e Antena 1.

Para João Assunção, presidente da Direcção-Geral da Associação Académica de Coimbra, “O regresso da Monumental Serenata da Queima das Fitas próxima dos moldes normais é um momento extremamente importante para toda a Academia. Passámos dois anos extremamente difíceis para todos e, por isso, poder voltar a realizar um dos eventos maiores da tradição coimbrã é motivo de celebração.”