A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai abrir já na próxima segunda-feira, dia 05, um balcão de atendimento para o registo cadastral dos prédios rústicos de todo o concelho.
A base logística da equipa de registo cadastral, com um balcão de atendimento fixo, fica instalada em frente ao edifício dos Paços do Concelho, na Praça 8 de Maio.
“O cadastro rústico é um objectivo que há várias décadas se tem tentado realizado e não se conseguiu”, afirmou Manuel Machado, presidente da CM de Coimbra.
O autarca garantiu que o município vai “despender as energias necessárias” para realizar o cadastro dos prédios rústicos em todo o concelho, embora os apoios governamentais apenas financiem metade da operação.
“É ponto de honra que vamos gastar a energia necessária e motivar as equipas para fazermos o cadastro na totalidade do concelho”, sublinhou o, referindo que a autarquia vai assumir os encargos acrescidos com a operação.
Salientando que o cadastro para ser bem feito tem de ser em estreita articulação com as Juntas de Freguesia e com os proprietários, Manuel Machado pretende que o processo seja “de forma sistemática e a eito”.
O autarca destacou ainda as vantagens do cadastro para a “vida das pessoas” e para a gestão do território.
Os proprietários não vão pagar taxas nas actualizações e regularização dos artigos rústicos.
A vereadora Regina Bento, responsável pelo cadastro municipal e informação geográfica, salientou que se trata de “um desafio hercúleo, mas que a equipa responsável está muito motivada”.