Coimbra  12 de Novembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

António Barreiros

Uma Universidade de serviço prestigiado

1 de Março 2018

Os teóricos da Cidade, os de café e os de bancada, malham, e quase sempre, na Universidade por – dizem – ser a causadora de todos os malefícios que Coimbra teve, tem e terá… É uma visão passadista.

Percebo que a auréola que envolveu a colina sagrada, durante centenas de anos, até por uma questão da defesa da honra e do seu bom nome, tivesse sido comprometedora do desenvolvimento da Cidade em si.

A Universidade desses tempos não se exponha, não galgava a sua cerca e não permitia que os seus servidores se pudessem misturar com a populaça. Tinha e queria resguardar o segredo de deter o poder da cultura e do saber para ensinar, escondida. Aliás, estava altaneira. Agora, espalha-se pela Cidade.

Estamos, agora e hoje, no séc. XXI. Tempos novos. Época arejada de ares, com e de outras mentalidades.

A nossa anciã Universidade, que completa nesta data mais um ano, o seu 728.o aniversário, está aberta à comunidade citadina, regional, nacional e internacional. Abriu-se. Espraiou-se. Está envolvida em projectos. Desenvolve várias actividades de interesse público. Manifesta-se viva. Participa na vida das pessoas, de Instituições multidisciplinares, de Entidades e de Empresas Públicas e Privadas. Colabora para o desenvolvimento de Portugal. Mete a cabeça nas investigações de todo o leque do saber e do conhecimento. Está Viva e Recomenda-se.

A Universidade de Coimbra tem domínios em que sabe dar cartas sem se envaidecer, antes na procura da prestação de serviços que contribuam para um Portugal respeitado, e para a busca de descobertas que promovam mais capacitações e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, além de promover um relacionamento aberto e de colaboração efectiva com a sociedade civil e empresarial.

A Universidade de Coimbra, através do seu Centro Hospitalar e Universitário, é um Pólo de referência Mundial que ombreia com os mais famosos e reconhecidos do nosso tempo, onde se pratica uma medicina de consagrado mérito. Neste sector surge em evidência a investigação que tem alcançado, numa nota de expoente máximo com a descoberta de novas ideias para se alcançarem fármacos que possam tratar doenças incuráveis, até aos nossos dias. Galgar a ciência e transpor metas inexploradas.

De evidência a sua Faculdade de Direito, onde se aperfeiçoam as leis e se discutem novos conceitos tendentes a justiçar os homens e as organizações; a de Letras, onde se ligam culturas e se alinhavam teorias das ideias para que se espalhe mais conhecimento; a de Farmácia, onde se queimam as pestanas para perceber a alquimia que possa melhorar a qualidade de vida dos humanos; e as outras, as das Ciências mais ou menos exactas, que tentam viajar nos caminhos das descobertas dos novos mundos da cibernética, de engenharias genéticas e de outros compassos que têm horizontes de modernidade; e, ainda, a da Educação Física e do Desporto para dar mais elasticidade ao corpo e o inspirar no módulo “corpo são e mente são”…

A Universidade de Coimbra – andei por muito lado do planeta e quando dizia que nascera nela, na Cidade, atalhavam logo para me saudar em respeito porque a reconheciam como das mais prestigiadas do Mundo – é um conceituado Centro de Ensino, de Instrução, de Conhecimento, de Saber e de Investigação que nos deve fazer regozijar e alegrar.

Já não está no seu pedestal, faz muitos anos, porque compreendeu que faz parte de todo o tecido produtivo da nossa vida colectiva nacional. Também se produz actividade, a mais diversa, na nossa vetusta quão renomada Universidade, a de Coimbra, a qual nesta data festiva está engalanada por séculos de História e de Tradição.

Na pessoa do seu Magnífico Reitor cumprimento todos quantos fazem dela parte: professores, assistentes, técnicos, médicos, enfermeiros, colaboradores mais variados, estudantes e os que a ela pertenceram ou por ela passaram, dignificando a nossa Universidade, a de Coimbra.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com