Coimbra  19 de Junho de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Adamo Caetano

Tuna Académica da Universidade de Coimbra agradece à Reitoria

28 de Fevereiro 2019

Presidente da Assembleia Geral da TAUC

 

A Orquestra Académica da Universidade de Coimbra (OAUC) resulta de uma vontade conjunta da Reitoria e da Tuna Académica, no sentido de criar, no seio da Academia de Coimbra, condições para a interpretação de repertório sinfónico.

Nasceu, no papel, no dia 15 de Junho de 2016 e a sua estreia aconteceu no dia 25 de Setembro de 2016, no TAGV. Depois dessa data, o objectivo definido – apresentar três concertos por ano – tem sido cumprido com distinção.
Dando continuidade a uma série de concertos bem sucedidos, o concerto de abertura da 21.ª Semana Cultural da UC será o oitavo concerto da OAUC e o terceiro ano consecutivo em que cabe à Orquestra Académica abrir a Semana Cultural, no dia 01 de Março, o Dia da UC.
Esta orquestra, fruto da dedicação de uma mão cheia de pessoas, é um sonho antigo tornado realidade, e aqui está para ser acarinhado e apoiado.

O conjunto de pessoas a quem devemos esta realidade é grande, e todos têm trabalhado no sentido do enriquecimento cultural e do engrandecimento da Universidade de Coimbra.

A Tuna Académica da Universidade de Coimbra organiza toda a logística: reúne e rentabiliza todos os recursos disponíveis e necessários. Concerto a concerto, junta cerca de 70 músicos para trabalhar intensivamente durante duas semanas, com o objectivo de apresentar um bom espectáculo, interpretando repertório exigente, ambicioso e relevante.
Neste momento, em que finda este reitorado, parece-nos justo e oportuno agradecer a todos os que acreditaram e acreditam nesta orquestra, a todos os que a tornaram possível, e a todos os que a sustentam, nomeadamente: aos elementos das direcções da TAUC do ano lectivo de 2015/2016 e seguintes; aos maestros André Granjo e Leandro Alves e a todos os formadores/ensaidores; a todos os músicos que têm participado e às suas famílias, dando o seu tempo e recursos, o seu conhecimento, o seu entusiasmo, e ajudando assim a suportar todo este esforço; ao TAGV, ao Conservatório de Música de Coimbra, à União Filarmónica do Troviscal, etc; e por último, mas não menos importante, parece-nos igualmente justo e oportuno, como prova de boa memória e gratidão, recordar, louvar e agradecer o trabalho feito pelo reitor João Gabriel e pela vice-reitora Clara Almeida Santos, no sentido de tornar esta orquestra uma realidade.

Em nome da TAUC, aqui deixamos expresso o nosso reconhecimento e a nossa mais sincera gratidão, fazendo votos para que esta orquestra encontre, no futuro, ainda mais entusiasmo e os apoios necessários para continuar a engrandecer a Universidade de Coimbra.

Venha ouvir e apoiar a OAUC, amanhã, dia 01 de Março, às 21h30 no TAGV.

Orquestra Académica UC

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com