Coimbra  18 de Agosto de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

João Pinho

Toponímia de Coimbra: O lugar da Conchada

7 de Junho 2019

18 - cemiterio-da-conchada

 

A Conchada é um lugar da União das Freguesias de Coimbra, situado numa das mais belas cumeadas da cidade, no extremo este da antiga freguesia de Santa Cruz. Os seus limites coincidem, grosso modo, com a colina limitada a norte pelo vale de Coselhas, a poente e sudoeste pela rua da Figueira da Foz e rua da Sofia e, a nascente, pelos bairros de Montarroio e Montes Claros.

No passado, porém, abrangia uma área sensivelmente triangular, muito mais extensa do que na actualidade e que tinha os vértices na extremidade sul da rua da Sofia, na Casa do Sal e no rego de Benfins. Segundo Jorge Alarcão é provável que se tenha verificado a ocupação do morro da Conchada pelos povos pré-históricos – embora não sejam conhecidos vestígios desses tempos.

Não avultando dados para épocas tão remotas centremo-nos nos elementos a trazidos pelos estudos de toponímia. Existem duas hipóteses para compreender a sua designação: ou de complanata, «…forma de propriedade imperfeita vulgar na Idade Média; ou de concada ou conchata terrae, renda ou pensão avaliada pelas conchas de cereal que uma terra poderia produzir – medida de capacidade, semelhante ao búzio ou buzeno.

A zona encontra-se referenciada, desde tempos antigos, com os topónimos Algeara ou Algeiara, e surge colocada na órbita de importantes instituições religiosas:

– A 20 de Agosto de 1078, Donello doava ao mosteiro da Vacariça (concelho da Mealhada) parte de uma vinha que possuía em Algeara;

– A 26 de Abril de 1087, Diogo Fredarizi e sua mulher Eugénia doavam, em testamento

à Sé de Coimbra uma vinha e outros bens situados na cidade, referindo a zona do Vale da Conchada – microtoponímia que também surge no testamento de Sancha, datado de 04 de Novembro de 1110, e na doação de Gonçalo e sua mulher Godinha, em Setembro de 1117.

Desde o século XVI que se encontram referências documentais ao topónimo Conchada, que parece ter estabilizado, sendo a mais antiga o emprazamento feito pela Sé de uma vinha no ano de 1511.

(*) Historiador e investigador

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com