Coimbra  25 de Maio de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

João Pinho

Sementes de Cultura: Toponímia – O lugar de S. João do Campo

14 de Fevereiro 2020

17 - OP João Pinho S João do Campo

S. João do Campo é sede de freguesia com o mesmo nome pertencendo administrativamente ao Município de Coimbra, localizando-se a oeste do mesmo, junto da nacional 111 que une Coimbra à Figueira da Foz, em pleno Campo do Mondego e na margem direita do rio.

Durante muitos séculos a povoação foi conhecida pela designação de Lavarrabos e também pela de Rabarrabos – designações que figuram em documentos antigos e que derivam, dizem os estudiosos, de campo de rábanos.

No entanto, para o povo, a origem de Lavarrabos é bem diversa. Quando em 2005 elaborei a monografia da freguesia – S. João do Campo: a Terra, a Gente, o Espaço e o Tempo, 1156-2005 – as pessoas mais idosas não tinham dúvidas quanto à antiga designação: relacionavam-na com o facto de no tempo das inundações o povo da freguesia que quisesse atravessar a água do rio ou da vala, estarem sujeitas a molhar-se da cintura para baixo, ou seja; «a lavar o rabo».

Por decreto de 30 de Junho de 1879 ocorreu a mudança de topónimo da sede de freguesia: de Lavarrabos para S. João do Campo. Para esta mudança oficial também o povo encontra uma explicação alternativa: que se deve à Rainha Santa que passando certo dia por ali se apercebeu como era difícil a passagem, a vau, da Vala de Ançã, na entrada de Lavarrabos. Como não existia aí uma ponte, a Rainha teria intercedido junto do poder para que fosse construída, como veio a acontecer.

Desde então, acredita-se, o nome da terra passou a ser S. João do Campo, em homenagem ao dia da passagem da Rainha Santa pela localidade, que coincidiu com o dia da festa de S. João Baptista.

(*) Historiador e investigador

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com