Coimbra  24 de Maio de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

João Pinho

Sementes de Cultura: As lendas da serra de Janeanes

22 de Março 2019

Serra de Janeanes

 

Tanto a lenda da burra encantada como a lenda das mouras e das vacas, foram recolhidas pelo estudioso Fernando Abreu em 2016.

A lenda da burra encantada conta-nos que, na serra de Janeanes e em tempos que já lá vão, um homem, ao ir buscar o seu gado ao curral para o levar a pastar, reparou no facto do animal já se encontrar do lado de fora e não junto dos outros animais como era de supor.

Questionou a esposa no sentido de saber se ela tinha prendido a burra, obtendo uma resposta afirmativa. Em face disso, montou no animal para o levar de retorno ao cortelho, mas, como a burra era encantada, ele andou toda a noite a vaguear no seu dorso e, de manhã, apareceu descalço e assustado, sem saber o que tinha sucedido e quais os caminhos que tinha percorrido.

Segundo a lenda das mouras e das vacas, existia na serra de Janeanes um senhor que possuía duas vacas que conduzia diariamente para uma propriedade com pasto. No entanto, enquanto uma das vacas engordava, a outra não mostrava indícios de situação análoga. Depois de pesquisar, reparou que a vaca que aumentava de peso entrava numa gruta onde se dizia que viviam mouras.

Um dia, com o objectivo de verificar pessoalmente o local onde se encontravam as mouras e melhor investigar o aí sucedido, o homem agarrou-se ao rabo da vaca e entrou na gruta, ficando a saber o motivo que justificava os diferentes pesos das vacas. É que as mouras davam-lhe pasto, água e ordenhavam-na para obterem o leite necessário para a respectiva alimentação.

(*) Historiador e investigador